Palestras, caminhadas, capacitação e mutirões de limpeza estão entre as ações programadas para a semana nacional de mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti (vetor de transmissão das arboviroses), que ocorrerá entre os dias 26 a 30 de novembro. Neste ano foram registrados 8.760 casos suspeitos de Dengue, 4.080 de Chikungunya e 1.296 casos suspeitos de Zika.
De acordo com coordenador do setor de Doenças Transmitidas por Vetores (CODTV), Gabriel Muricy, a semana da campanha tem como objetivo mobilizar e sensibilizar as gestões estaduais e municipais para desenvolver ações integradas com os setores de saúde, educação, assistência social, meio ambiente/saneamento, para a prevenção das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e combate ao mosquito Aedes aegypti.
No dia D, que será 30 de novembro, ocorrerão ações simultâneas em todas as capitais do país a partir de articulação com prefeituras, governos estaduais e população, com visitas em residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes.
A Sala Estadual de Coordenação e Controle das Arboviroses (SECC/Bahia), com suas ações coordenadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), orienta e apoia a realização de ações educativas com palestras, teatros, oficinas, gincanas, apresentações culturais, rodas de conversa, produção e distribuição de matérias educativos, conforme orientações da Sala Nacional de Coordenação e Controle das Arboviroses (em anexo).
Além disso, serão realizados mutirões de limpeza, com atividades de vistoria e remoções de focos do vetor nas residências, juntamente com caminhadas de conscientização e distribuição de materiais informativos.
Este ano, as vistorias também ocorrerão nas unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e em todo o Centro Administrativo. Nos órgãos com atendimento ao público, os atendentes poderão sensibilizar e orientar durante os atendimentos.