Novo contrato vai contar com acréscimo de 20,40% para promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens por meio do ensino e da prática musical em Salvador e no interior do estado
O Governo do Estado vai ampliar o investimento no Neojiba e manter todos os Núcleos funcionando. O programa contará com recursos da ordem de R$148,9 milhões para manter funcionando os 13 Núcleos do programa, sendo sete na capital e seis no interior do estado. A notícia foi anunciada em agenda do governo nesta sexta, 03, no município de Teixeira de Freitas. A pauta integrou os secretários de Relações Institucionais, Adolpho Loyola; de Agricultura, Pablo Barroso; de Segurança Pública, Marcelo Werner; e de Administração, Rodrigo Pimentel.
“Temos uma responsabilidade muito grande com o Neojiba que, há 18 anos vem contribuindo para a formação de milhares de jovens e suas famílias. Por isso, a nossa equipe vem trabalhando para garantir a integridade do programa e não foi diferente nesse último edital, que está assegurando a manutenção de todos os 13 Núcleos já existentes do Neojiba. Destas unidades, sete estão na capital – incluindo o Núcleo Central, onde funcionam as orquestras principais e o Coro Juvenil – e seis no interior, localizados em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Jequié, Simões Filho e Lauro de Freitas”, explicou o secretário da SJDH, Felipe Freitas.
"O compromisso do governador Jerônimo com este programa, com as pessoas que mais precisam, com a cultura, com a juventude, com Teixeira de Freitas e com toda a região foi importante para o projeto ser mantido. Nós iremos manter o núcleo em Teixeira e trabalhar, junto com a prefeitura, para ampliar seus trabalhos. Este projeto vem mudando a vida dos baianos e baianas e Teixeira de Freitas não pode ficar de fora disso", afirmou Adolpho Loyola.
Na agenda de Teixeira de Freitas, também estiverem presentes o prefeito de do município, Dr. Marcelo Belitardo, e o chefe de gabinete do senador Jaques Wagner, Lucas Reis, além da coordenadora técnica na Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Ana Vilas Boas.
Criado em 2019, o Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas desenvolve atividades musicais para 261 crianças, adolescentes e jovens provenientes de mais de 44 bairros da cidade de Teixeira de Freitas. O núcleo tem parceria com a Diocese Teixeira de Freitas - Caravelas e a Paróquia São José Operário. Além disso, tem um importante papel territorial no apoio a projetos e iniciativas musicais parceiras.
Neojiba
O programa é uma política pública prioritária do Governo da Bahia, executada pela SJDH através de contrato de gestão com organização social selecionada através de Edital público. Fundado em 2007, o Neojiba tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens, em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical. Atualmente, o Neojiba beneficia, direta e indiretamente, mais de 36 mil pessoas em seus próprios núcleos e em parceria com projetos de prática musical coletiva.
As orquestras do Neojiba já fizeram exibições em 13 países (Portugal, Inglaterra, Dinamarca, Itália, França, Polônia, Estados Unidos, Bélgica, Suíça, Holanda, Áustria, Chile e Alemanha). Nas 2.833 apresentações que fez, o Neojiba totalizou um público superior a um milhão de pessoas. A metodologia do programa é inspirada em um modelo didático-musical de desenvolvimento humano, criado por José Antônio Abreu, na Venezuela, em 1975, hoje reconhecido mundialmente como El Sistema, uma das mais exitosas iniciativas do gênero na história.