Foto - \reprodução
O governo do Estado da Bahia em uma atitude no mínimo questionável, retirou neste domingo (24), do Sítio Natura, localizado no município de Nova Viçosa, as obras do artista polonês Frans Krajcberg, sem nem ao menos comunicar aos responsáveis pelo museu.
As obras do artista polonês foram doadas ao Estado da Bahia em 2009 quando Frans Krajcberg doou todo seu acervo com mais de 48 mil itens com o objetivo de que as obras fossem preservadas após sua morte.
As obras de valor inestimável que incluem pinturas, fotografias, gravuras e esculturas estavam armazenadas no Sítio Natura, localizado no município de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, local que Frans escolheu para viver até a sua morte.
Foto - \reprodução
O termo de doação assinado entre Frans Krajcberg e o Estado prevê entre os encargos que o governo mantenha os fins culturais e ecológicos das obras, mas desde que o artista morreu em 15 de novembro de 2017 aos 96 anos, o governo da Bahia nada fez para preservar o Sítio Natura e as obras do artista.
“O tão esperado museu de Frans Krajcberg que seria erguido no sítio onde ele viveu, em Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, não vai acontecer. Embora o artista tenha feito a doação do seu acervo ao governo do estado com este objetivo, a equipe técnica do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) avaliou que o Sítio Natura não é adequado para abrigar as obras do artista e dará outro destino a área. “Além do alto custo de manutenção para manter as obras lá, teríamos pouco retorno de público, então vamos sim preservar o sítio e a história do artista lá, mas sob a ótica da preservação ambiental, que norteou a carreira dele”, diz João Carlos Oliveira, diretor do IPAC. (Correio 24 horas)
Foto - \reprodução
Esta ação tomada pelo governo Rui Costa do PT, demostra o descaso do governo com as obras do artista e causou revolta não só na prefeita Luciana Machado (PP), como a todos os moradores do extremo sul da Bahia que vê nessa atitude do governador uma possível retaliação ao deputado Robinho e a prefeita Luciana por terrem deixado a base governista.
Esta não é a primeira vez que o governo da Bahia se apossa da obras de Frans Krasjcberg para fins que não fazem parte do acordo assinado com o artista.
Foto - \reprodução
Em fevereiro do ano passado, o governo da Bahia firmou contrato de comodato e autorizou o empréstimo por três meses de obras do artista para um cerimonial de festas da Fundação Baia Viva, na Ilha dos Frades.
Em uma postagem nas redes sócias, a prefeita Luciana Machado demostrou toda sua indignação com essa atitude no mínimo inusitada do governador Rui Costa.
Veja o que foi postado por Luciana Machado.
“É com muita indignação e tristeza, que recebo a notícia de que no dia de hoje, caminhões levaram de Nova Viçosa, as principais obras de Frans Krajcberg. Eu sempre fui contra a retirada das obras daqui, pois foi aqui que Krajcberg escolheu para viver e expor suas obras, e no encontro que tive com João Carlos, representante do IPAC, além de deixar clara minha posição de ser contra a retirada das obras, ainda propus uma parceria entre Município e Estado para juntos administrarmos o museu. Hoje, com essa retirada, a nossa história cultural fica um pouco mais pobre, pois o Estado além de não investir aqui, retira uma parte de nós”.