Morreu por volta das 13 horas da tarde desta quinta feira, 03 de novembro, Frei Elias Hooij, um dos ícones da diocese de Teixeira de Freitas. Frei Elias estava internado no hospital Felicício Rocho, em Belo Horizonte - MG, onde veio
De naturalidade holandesa, Frei Elias chegou ao Brasil em 1966 aos 40 anos, 22 anos depois de ter entrado para a Ordem Franciscana. O religioso veio ao Brasil a convite de dom Felipe, primeiro bispo da diocese de Caravelas. Na época estava iniciando a construção do hospital de Caravelas e o bispo estava recrutando voluntários, enfermeiras e assistentes sociais para o hospital, quando a obra ficou pronta, os voluntários retornaram para a Holanda, frei Elias ficou.
“Eu não escolhi o Brasil, o Brasil me escolheu na pessoa de Dom Felipe. De volta a Holanda em encontrei com dom Felipe que me pescou. Ele queria voluntários para a construção do hospital regional de Caravelas, enfermeiras e assistentes sociais, quando o hospital de Caravelas começou a funcionar, os voluntários voltaram para a Holanda, eu fiquei no Brasil”. Disse Frei Elias em entrevista á revista Santa Cruz em 2011.
Frei Elias viveu muitos anos em Teixeira de Freitas depois se mudou para Alcobaça onde viveu até adoecer. Com o agravamento da doença, o frei foi para a casa de amigos em Betim onde ficou até ser internado. A ultima aparição de frei Elias foi um vídeo gravado no mês de outubro quando amigos foram visita-los.
O corpo de Frei Elias será velado nesta sexta feira, dia 4 de novembro, apartir das 6h30min, na igreja São Francisco das Chagas, Bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte – MG. Às 7h30min: Celebração Eucarística, ás
9h: Oração do Ofício Divino, ás 10h30min: Celebração Eucarística – Exéquias, ás 13h: Traslado do corpo para o cemitério provincial dos Franciscanos, localizado junto à Fraternidade Rivotorto, em Ribeirão das Neves – MG, onde será sepultado.