A integração das Forças Estaduais e Federais de Segurança Pública na Bahia e a intensificação das ações de inteligência resultaram na captura de 91 líderes de facções criminosas ao longo de 2024. Na última semana, três traficantes que foram foragidos foram localizados nos estados de São Paulo e Mato Grosso. Uma liderança do Ceará também foi presa em operação no território baiano.
Entre os capturados recentemente, dois figuravam no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), ferramenta que identifica os criminosos mais perigosos e procurados do estado. Em Guarulhos, São Paulo, as autoridades localizaram Nailton Almeida dos Santos, o “9 de Copas” do Baralho do Crime. Santos foi apontado como líder de um grupo criminoso atuante na região de Candeias, na Bahia.
Ainda em São Paulo, na cidade de Limeira, Joel Miranda Macêdo de Souza, conhecido como o “Valete de Espadas” do Baralho, foi encontrado. Joel liderou uma facção de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Durante a ação policial, houve confronto, resultando em ferimentos que o levaram a morte.
Operação Nexus em Cuiabá
No Mato Grosso, uma operação coordenada entre as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado da Bahia e do Mato Grosso (FICCOs BA e MT) levou à captura de um líder de facção com atividades nas cidades baianas de Lauro de Freitas e Camaçari. A Operação Nexus, que incluía dois mandatos de busca e um de prisão, revelou que o traficante era responsável pelo envio de armas e drogas para suas comparsas na Bahia, com o tráfico de fuzis, pistolas e munições negociados na Bolívia.
Prisões em Curaçá e Apreensões
Além das ações no Centro-Oeste e Sudeste, uma operação conjunta das Polícias da Bahia e do Ceará localizou um criminoso foragido da Justiça cearense. Com três mandatos de prisão em aberto, o traficante atuava como liderança em uma organização com influência na região do Cariri, Ceará. Ele foi encontrado no distrito rural de Barra Funda, em Curaçá, e, durante a prisão, foram apreendidos cinco tabletes de cocaína.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, ressaltou a importância da colaboração contínua entre as Forças Estaduais e Federais. “O compartilhamento de informações tem sido essencial para o sucesso no combate às facções. Seguiremos firmes e integrados em 2024”, afirmou Werner.
Essa série de operações sublinha a eficácia de um trabalho em rede para combater o crime organizado, tanto dentro quanto fora da Bahia, evidenciando o comprometimento das autoridades em garantir segurança e justiça.