
Foto: DHAVID NORMANDO/CÓDIGO19
O Flamengo é o campeão brasileiro de 2025 de maneira antecipada. Na noite desta quarta-feira, 3, o Rubro-Negro bateu o Ceará por 1 a 0 no Maracanã, chegou a 78 pontos e não pode mais ser alcançado pelo segundo colocado, o Palmeiras, a uma rodada restante para o fim do campeonato.
O triunfo coroou a campanha dominante do Flamengo na atual temporada, que liderou 27 das 37 rodadas do Campeonato Brasileiro. Além disso, a equipe carioca contou com tropeços do Palmeiras, que chegou a cinco jogos sem vencer na reta final do campeonato.
Para o duelo desta quarta-feira contra o Vozão, tanto a torcida quanto o elenco do Flamengo entraram no jogo com 'pinta' de campeão: além de celebrar o tetracampeonato da Libertadores diante de sua torcida, a equipe foi recebida por nada menos que 73 mil pessoas no Templo do Futebol.
Melhor mandante da atual edição do Brasileirão, o Flamengo fez valer sua invencibilidade dentro do Maraca: venceu o Ceará pelo placar mínimo, com gol de Samuel Lino no primeiro tempo. Na segunda etapa, administrou o resultado e cravou os três pontos que precisava para levantar seu oitavo caneco do campeonato nacional.
A campanha do Flamengo também impressiona pelos números de sua campanha. Com uma rodada restante, a equipe somou 78 pontos, 23 vitórias, 9 empates e apenas 5 derrotas. Além disso, anotou 75 gols e sofreu 24, com saldo de 51. O uruguaio Arrascaeta é o artilheiro do time, com 18 tentos.
Além do título de 2025, em sua sala de troféus, o time da Gávea exalta as conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020. Em 2011, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chegou a considerar o título flamenguista, mas a decisão foi anulada pela Justiça.
O asterisco, porém, fica por conta do polêmico ano de 1987. Na época, em meio a um momento de crise da CBF e o risco de o campeonato nacional não ser realizado, os 13 principais times do País à época - o Clube dos 13 - se uniram e criaram a Copa União.
