Começou nesta sexta feira (04), a Feira de Produtos Orgânicos promovida por produtores de diversas comunidades da agricultura familiardo município de Teixeira de Freitas. O evento faz parte da programação realizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas em comemoração à Semana da Agricultura Familiar.
“Desenvolvimento em tempos de crise”, foi o tema da Semana da Agricultura Familiar. De acordo com o secretário de Agricultura Dorivaldo Almeida, o objetivo é fomentar a agricultura familiar e valorizar os produtos cultivados pelas comunidades, de forma a incentivá-las a abastecer o comércio local e ainda, participarem dos programas do Governo Federal voltados para a agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é distribuição desses alimentos para entidades beneficentes.
O domingo (23), na Comunidade de Arara, foi marcado pelo lançamento da Semana, onde estiveram presentes, o prefeito Temóteo Brito, o secretário de Agricultura Dorivaldo Almeida Neves (Dory), os secretários de Educação e de Administração, e outros membros do governo. De acordo com o prefeito, a
gestão atual se comprometeu a dar mais apoio ao pequeno produtor do campo para melhorar a capacidade de produção da agricultura familiar, diversificando a capacidade produtiva. Para isso, vai aumentar a frota de máquinas agrícolas para arar as terras de quem não tem condição de alugar uma hora de trator. Além disso, vai dotar a Secretaria de Agricultura de uma patrulha mecânica para manutenção das estradas, facilitando, assim, o escoamento da produção.
A Semana da Agricultura Familiar proporcionou diversas palestras, entre os temas, a cultura do café, a mandiocultura e seus derivados. Nesta sexta-feira (04) encerrando o evento, a Feira de Agricultura Familiar, na Praça 7 de Setembro (Rondelli Supermecados), atendendo ao público durante todo o dia.
As datas espaçadas, segundo informou a Secretaria de Agricultura, foram para que todas as comunidades pudessem ser atendidas. Os locais de palestras foram escolhidos considerando a necessidade de cada comunidade.
Para Maria Aparecida da Comunidade Córrego do Braço do Sul, a Semana foi de extrema importância para a representatividade do setor em toda a região. “A Semana proporcionou conhecimento através das palestras, apresentação dos produtores orgânicos, além de dar a oportunidade de expor os nossos produtos. Feijão de corda, couve, abobrinha, alface, hortelã miúdo, cebolinha verde, tudo orgânico”.disse a produtora.