Publicidade Davaca novo

Fábrica de gelo em Caravelas completa um ano de funcionamento

Por Neuza em 18/11/2015 às 09:22
 
O empreendimento, cuja construção foi apoiada pela Fibria, tem capacidade para produzir 16 toneladas por dia
 
 
 
 
 
 
A Fábrica de Gelo da Cooperativa das Marisqueiras e Pescadores de Caravelas (Coompescar) completou, no dia 30 de outubro, um ano de atividades, trazendo benefícios para mais de 1.800 famílias de Ponta de Areia, em Caravelas, no sul da Bahia. A iniciativa contribuiu para reduzir os custos de produção, favorecendo o acesso de pescadores e marisqueiras a um insumo fundamental à conservação do pescado.
 
O empreendimento foi construído num processo de engajamento da Fibria com a Colônia Z25, Associação dos Pescadores de Rede, Arrasto, Boeira, Fundo e Arraieira de Caravelas (Apesca), a Associação de Marisqueiros de Ponta de Areia e Caravelas (Ampac) e a Prefeitura de Caravelas.
 
 

 
Para o presidente da Coompescar, cooperativa responsável pela gestão da fábrica, o empreendimento foi um sonho realizado. Hélio Borges de Souza lembra que antes, para comprar gelo, era necessário se deslocar por 30 km até o município vizinho de Alcobaça. A distância causava grande perda de gelo até chegar aos barcos dos pescadores.
 
Instalado em um terreno de 2.500 m², o empreendimento tem capacidade para produzir 16 toneladas/dia. Hoje, a produção gira em torno de 13 toneladas/dia. Fazem parte da Coompescar 21 representantes da comunidade pesqueira local. Segundo Hélio, no futuro o grupo planeja ampliar o projeto da fábrica para atender outros municípios e também realizar outras atividades, como o beneficiamento e congelamento de pescados.
 
"Valorizamos a parceria com a Fibria e queremos que esse seja o primeiro passo para um projeto maior, que irá melhorar ainda mais a vida dos pescadores”, afirma Hélio. Para apoiar a administração do negócio, a Fibria contratou uma empresa de consultoria em gestão de empreendimentos solidários, que presta assistência no cumprimento das obrigações sociais e fiscais e no atendimento à legislação específica para cooperativas.
 
"Como resultado da consultoria, a cooperativa elabora e apresenta projetos para captação de recursos não reembolsáveis e planeja a gestão de novos investimentos em unidade de resfriamento, beneficiamento e congelamento de pescados e aquisição de um caminhão com baú frigorificado”, informa o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Narcisio Luiz Loss.
 
Além do apoio à gestão, a Fibria patrocinou o curso de Introdução ao Cooperativismo para os membros da cooperativa e, mensalmente, aporta recursos para locação de um veículo e para pagamento do salário e encargos sociais da auxiliar de administração que atua no local.
 
A participação da Fibria nessa ação faz parte de um processo de engajamento no município de Caravelas, que visa fortalecer as associações ligadas à atividade pesqueira na região, além de disseminar o empreendedorismo a partir da estruturação da cadeia do pescado.
 
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano. A previsão é que a nova fábrica comece a operação no quarto trimestre de 2017. A companhia possui 967 mil hectares de florestas, sendo 563 mil hectares de florestas plantadas e 343 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. 

Fonte: Neuza Brizola/ Ascom

Tags:   Caravelas
publicidade