O Ministério da Saúde informou, na manhã deste sábado (11), que o exame para detectar a presença do vírus ebola no paciente suspeito teve resultado negativo. A confirmação, porém, só acontecerá após a realização de um segundo exame, que será coletado 48 horas após a primeira mostra. Caso também dê negativo, o paciente sairá do isolamento.
O estado de saúde do paciente é bom, não apresentando febre, mas ele permanece em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ).
A segunda amostra de sangue será colhida neste domingo (12) e enviada ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, para análise laboratorial.
Africano chegou ao Brasil no dia 19 de setembro (Foto: Divulgação / Polícia Federal) |
O caso
A
suspeita de ebola foi notificada nesta última quinta-feira (9), na
Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel, Paraná. O
paciente foi isolado e todas as pessoas que tiveram contato com ele
foram investigadas para evitar uma possível transmissão do vírus.
Foram 64 pessoas que poderiam ter tido algum contato com o homem. Todos deram resultados negativos e deixaram de ser acompanhados.
O homem, de 47 anos, havia saído da Guiné, na África Ocidental, no dia 18 de setembro e chegou ao Brasil no dia seguinte. A suspeita veio quando ele apresentou febre, após ter passado por um dos países com casos da doença.
Foto: Divulgação |