Publicidade Davaca novo

Exagerou no churrasco ou nas porções do barzinho? Saiba quanto exercício você precisa fazer para reverter a situação

Por Neuza em 19/12/2014 às 17:22

Cerveja, churrasco e porções de salgados fazem parte do fim de semana de boa parte dos homens. Mesmo quando consumidos com moderação, é fato que representam algumas calorias a mais. E é aí que mora o perigo – afinal, como diz o ditado, é de grão em grão que a galinha enche o papo. "Não tem problema se você pesar um quilo a mais na segunda-feira, contanto que ele tenha sido perdido até sexta-feira”, conta a nutricionista Eloísa Padilha, do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para que a conta fique no azul, é preciso fazer atividades físicas durante a semana. Uma latinha de cerveja (350 ml) tem 147 calorias, por exemplo. Andar de bicicleta por meia hora equivale à mesma quantidade de calorias queimadas, segundo a American College of Sports Medicine, maior organização do mundo em medicina do esporte e ciência do exercício. Então basta compensar os goles do fim de semana com algumas pedaladas? Não é bem assim: para uma vida saudável, não é só a quantidade de calorias que deve ser considerada – a cerveja, por exemplo, desidrata o organismo devido à presença do álcool e, em excesso, aumenta a pressão sanguínea.

Quanto às carnes vermelhas, a picanha, uma das mais requisitadas, tem 287 calorias em uma fatia de 100 gramas, segundo um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Quase o mesmo eliminado em 40 minutos de caminhada ou 30 minutos de corrida leve. "O lado bom é que elas têm bastante proteína”, afirma Eloísa. A má notícia é que as carnes vermelhas são fontes de gorduras saturadas, que aumentam o chamado colesterol ruim (LDL) e podem levar ao entupimento das artérias – com risco de enfarte, portanto. Não precisa ficar sem comer churrasco, mas convém diminuir os espetos de picanha e aumentar os de filé mignon (140 kcal em 100 gramas) e filé de frango (101 kcal). Evite linguiça (300 kcal) e cupim (210 kcal).

Os salgados também estão nessa lista de abusos no sábado e domingo. Uma coxinha de frango (142 kcal) e um risole de queijo (150 kcal) representam, somados, quase 300 calorias, por exemplo. Para perder esse tanto, é necessária aproximadamente uma hora e meia de musculação com peso leve ou 45 minutos de futebol ou ainda 40 minutos de natação. O problema é que a maioria desses quitutes é frita, ou seja, mais uma fonte de gordura saturada. Pior para o coração. O mesmo vale para croquete (87 kcal cada unidade), empanada de frango (179 kcal), pastel de carne (84 kcal), bolinho de bacalhau (170 kcal) e uma porção média de batata frita (458 kcal). Um pouco melhor, até por não ser frita, é a esfiha de carne (65 kcal).

Aos que preferem a corrida para queimar calorias, há um método prático para contar o quanto já foi eliminado. A técnica não é 100% exata, mas funciona como um bom indicador: multiplica-se o peso pela distância percorrida. Uma pessoa com 80 quilos que correu três quilômetros perdeu, em média, 240 calorias. "No geral, recomenda-se cinco dias de exercícios leves por semana ou três dias em um volume mais intenso”, aponta Eloísa Padilha.

Fonte: bayerparahomens.com

Tags:   Homem
publicidade