Publicidade Davaca novo

Estudantes interditam a BA 290, para protestar contra a devolução do IF Baiano ao município de Medeiros Neto

Por Neuza em 20/11/2015 às 17:38

 

Fotos: Jorge Rex.

 

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBaiano), devolveu na manha desta sexta feira, dia 20, a área doada pela prefeitura Municipal de Medeiros Neto a instituição, alegando a não resolução do impasse entre a superintendência de cursos da Secretaria Estadual de Educação e o FNDE que financiou uma reforma iniciada no ano de 2009. O impasse se deu devido a pendências na prestação de conta por parte da superintendência de cursos técnicos da Bahia, ligada a Secretaria Estadual de Educação.

 


 

Em 2008, o então prefeito do município doou a área da antiga escola agrícola para o governo do estado com cessão de uso de 20 anos, com o compromisso de o governo implantar cursos técnicos profissionalizantes. Já se passaram oito anos e até então, nenhum curso foi implantado. A escola foi reformada e o valor investido na reforma soma o total de R$ 3.800.000,00 (três milhões e oitocentos mil reais)

 


 

Devido esse impasse na resolução dos problemas, alunos da primeira turma que já estão cursando o curso de agropecuária iniciado em 2015, fecharam a BA- 290 com queima de pneus em frente a antiga Escola Agrícola. O Protesto é pela continuidade do Curso de Agropecuária para novas turmas.

 

 

O Conselho Diretor da fundação, reuniu a imprensa nesta manhã e entregou a chave da escola a administração municipal, informando que por motivos de forças retrogradas, sem compromisso com a educação, está impossibilitado de continuar suas atividades em 2016.

 

 

A medida causou revolta e indignação em toda sociedade. A notícia foi dada aos estudantes em setembro de 2015, quando o Prefeito Nilson Costa reuniu gestores da microrregião de Medeiros Neto para discutir o assunto e tentar manter a continuidade das atividades. Mesmo com o esforço da Secretaria de Educação do município e do Consórcio de prefeitos, não houve solução.

 

 

No primeiro semestre de 2015, o IF Baiano conseguiu fazer uma avaliação dos alunos que demonstraram grande aproveitamento e interesse no curso técnico que prepara o profissional para o mercado de trabalho.

 

 

Para a Secretaria de Educação do município, Aleni Lacerda, a desvantagem da instituição parar as atividades, e a impossibilidade das futuras gerações não conseguirem capacitação para o mercado de trabalho, e sem essa capacitação quem sofre o prejuízo é micro- região que envolve os 5 municípios: Medeiros Neto, Itanhém, Vereda, Lajedão e Ibirapuã.

 

Na segunda-feira, (23) o assunto vai ser debatido no programa Programa Panorama Geral. A entrevista será concedida ao Jornalista Gil Batista e irá ao ar as7:00da manhã pela Rádio Liberdade FM 104,9.

Fonte: Medeirosneto.com

Tags:   Medeiros Neto
publicidade