Publicidade publicidade

Estudantes criam tijolos ecológicos para a construção civil a partir de plásticos reciclados

Por Neuza em 11/08/2025 às 16:21

Estudantes criam tijolos ecológicos para a construção civil a partir de plásticos reciclados

Foto: Lucas Souza- Ascom/Uneb

O compromisso com a sustentabilidade e a inovação moveu os estudantes João Victor Souza e Carlos Gutemberg, do Colégio Estadual Democrático Marcos Freire, em Barreiras, a desenvolverem um projeto promissor: tijolos ecológicos feitos de materiais reciclados. A iniciativa, orientada pela professora Sheila Barreto e coorientada por Alex Soares Sobrinho, busca oferecer uma alternativa mais sustentável e acessível para a construção civil.

Percebendo o problema do acúmulo de lixo, os jovens cientistas decidiram unir responsabilidade ambiental e engenharia. "Os estudantes foram inspirados a desenvolver a ideia de criar tijolos ecológicos, visando utilizar materiais recicláveis, como o plástico, para construir um produto mais sustentável", conta a professora Sheila Barreto.

O processo de fabricação dos tijolos é simples e eficaz. A equipe combinou plásticos reciclados — como PET, PEAD e PVC —, cimento, areia fina e fibras de coco. A escolha desses materiais foi estratégica, pois, além de serem de fácil acesso, garantem a leveza e a resistência do produto final, ao mesmo tempo em que dão uma nova vida a resíduos que seriam descartados no meio ambiente.

"Nosso grupo foi responsável por buscar por todos os materiais do projeto, o que já ajuda em uma forma de reciclagem", afirma Carlos Gutemberg, destacando o esforço em todo o processo, desde a coleta até a moldagem, que foi feito com recursos próprios.

A combinação de plásticos PET (leves e transparentes), PEAD (resistentes) e PVC (rígidos) foi pensada para otimizar as propriedades do tijolo. "A combinação desses materiais garante leveza e resistência ao produto final, ao mesmo tempo em que contribui para o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados de forma inadequada no meio ambiente", ressalta Sheila.

Com o apoio da Secretaria da Educação (SEC), o projeto agora visa impactos sociais. Os estudantes acreditam que os tijolos ecológicos podem ser mais baratos que os convencionais, o que os tornaria uma ótima opção para projetos de habitação popular. Os próximos passos incluem a finalização dos testes de resistência, a organização dos dados coletados e a busca por parcerias para levar a ideia do laboratório para o mercado.

Bahia Faz Ciência

A iniciativa faz parte de uma série de reportagens da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que destaca a contribuição de pesquisadores e cientistas baianos para a melhoria da qualidade de vida da população. Para sugerir temas para o projeto "Bahia Faz Ciência", basta enviar um e-mail para [email protected].

Fonte: Bahiaextremosul

Tags:   tijolos ecológicos alunos Barreiras
publicidade