Todas as pessoas com as quais conversarmos, tem a sua história. Todos perseguem algum sonho. Alguns caem a beira do caminho e outros, mais afortunados chegam lá. Constroem uma bela história. Que sempre mostra um começo cheio de lutas e muitos sacrifícios. Nessa batalha, os fortes sempre vencem.
Uma destas histórias é a de Emiriam Rezende Figueiredo. Ela nasceu bem pertinho daqui, na zona rural de Duque de Caxias. Infância comum às crianças de sua época, com banhos no rio, subidas em pés de manga e de goiaba e corridas atrás dos passarinhos. Chegou o tempo da escola, período lembrado com muita saudade.
Como toda a menina moça de seu tempo, fez o curso Normal e com um pouco mais de ousadia, resolveu estudar Agronomia. Mas queria voos ainda mais altos. Foi para São Paulo, trabalhando inicialmente como secretária. Na capital paulista, descobriu um novo talento, o0 de desenhar roupas. Logo se descobre fazendo trajes para artistas e prepara o guarda roupa do Grupo Menudo.
Chega ainda mais alto. Graças à influência do Menudo, vai para a Espanha. O início não é como esperado, tendo no início que trabalhar até como doméstica. Mas é forte. E sua criatividade na área da moda aparece mais uma vez. Logo se torna muito requisitada. Trabalha com grandes nomes da costura espanhola, a ponto de criar um vestido para a sobrinha do Rei da Espanha e até aparecer nas revistas de moda. Seu nome já é referencia. E resolve ir para a Itália, onde estão algumas das maiores feras da alta costura. Lá, além de criar trajes femininos, participa como jurada de grandes concursos de moda e de beleza.
Resolve voltar para a Espanha e cria sua própria marca. Emiriam Figueiredo. S.L. Etiqueta que até hoje é marca de respeito nos salões da Espanha. Emiriam está passando uns dias por aqui, visitando filho e netas, matando saudades de sua terra natal. De malas prontas para voltar ao brilho dos holofotes dos desfiles de beleza na Península Ibérica.