X
Publicidade Davaca novo

Estabelecimentos são flagrados com “gato de energia” na Rua da Pituba, em Teixeira de Freitas

Por Neuza em 27/02/2023 às 09:57

Estabelecimentos são flagrados com “gato de energia” na Rua da Pituba, em Teixeira de Freitas

Ligações clandestinas de energia, com capacidade para abastecer 500 unidades residenciais durante um mês, foram removidas de cinco estabelecimentos das cidades de Teixeira de Freitas e Alcobaça, no sul da Bahia.

Bares, restaurante, distribuidora de bebidas e uma barraca de praia foram flagrados com irregularidades. A energia recuperada nas operações foi de 42 mil kWh.

Em Alcobaça, a operação aconteceu com o apoio de duas guarnições da Polícia Militar. Os técnicos da distribuidora constataram que as unidades flagradas estavam ligadas diretamente na rede elétrica, sendo retirados 20 metros de fiação usados para realizar a fraude e que estavam representando riscos à população.

Já em Teixeira de Freitas, as unidades tiveram o fornecimento de energia suspenso e se auto religaram, configurando a fraude.

“É importante destacar a importância da denúncia em caso de suspeita de fraudes, visto que Estabelecimentos comerciais flagrados com irregularidades praticam concorrência desleal, uma vez que levam vantagem indevida em relação a outras empresas do setor que atuam dentro da legalidade”, destacou o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

Crime e denúncias

A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante à denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora.

As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

 

Fonte: G1/BA

Tags:   “gato de energia”
publicidade