Com temas como literatura, cinema e tecnologia, projeto promoverá uma série de oficinas em Alcobaça, Caravelas, Prado e Teixeira de Freitas
Um site com o mapeamento das escritoras negras da Bahia será lançado nesta sexta-feira (07/07), na Universidade do Estado da Bahia, em Teixeira de Freitas, às 19h. Disponível no endereçowww.escritorasnegras.com.br, o portal reúne o trabalho de poetas, contistas, romancistas e artistas literárias e será lançado como parte do "Escritoras Negras da Bahia, projeto voltado à valorização da cultura negra no estado. Ainda durante o lançamento, será realizada a palestra "Literatura de autoria negra: resistência e pluralidade da memória", ministrada pela idealizadora do projeto, a escritora baiana Calila das Mercês.
Além do site, o projeto realizará, entre os dias 7 e 20 de julho, um ciclo de oficinas que mobilizará 180 mulheres de comunidades afro-indígenas, nas cidades de Alcobaça, Caravelas e Prado (Cumuruxatiba), no Extremo Sul baiano. Os debates abordarão temas ligados à literatura, cinema, tecnologia e resistência e têm como um dos principais objetivos interiorizar o conhecimento. "Queremos fazer com que a discussão chegue a lugares onde geralmente não chega. Por isso escolhi essas cidades, com essas mulheres tão representativas, para fomentar o debate sobre a nossa cultura e criar um espaço em que a comunidade negra possa se sentir mais representada", explicou Calila.
Além da jornalista, também ministrarão oficinas a doutoranda em Teoria e História Literária da Universidade de Campinas (Unicamp), Raquel Galvão, que falará sobre “Literatura e tecnologia — Mídias e mobilizações em rede”, e a doutora em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Kênia Freitas, com o debate “A magia da mulher negra: poéticas e estéticas das cineastas negras”.
Programação das Oficinas
Palestra "Literatura de autoria negra: resistência e pluralidade da memória"
Quem: Calila das Mercês, doutoranda em Literatura na Universidade de Brasília (UnB)
Dias e locais: dia 07/07, na Universidade do Estado da Bahia em Teixeira de Freitas, às 19h, e 08/07, no Fórum de Cultura de Caravelas, às 18h
Entrada gratuita
Oficina "Escrevivências: resistência e representações na literatura de escritoras negras"
Quem: Calila das Mercês, doutoranda em Literatura na Universidade de Brasília (UnB)
Dias e locais: 09 e 10/07, em Caravelas; 11 e 12/07, em Alcobaça; e 13 e 14/07, em Prado (Cumuruxatiba)
Horário: 9 às 18h
Entrada gratuita
Oficina “Literatura e tecnologia — Mídias e mobilizações em rede”
Quem: Raquel Galvão, doutoranda em Teoria e História Literária da Universidade de Campinas (Unicamp)
Dias e locais: 11 e 12/07, em Caravelas, 13 e 14/07, em Alcobaça, e 17 e 18/07, em Prado (Cumuruxatiba)
Horário: 9 às 18h
Entrada gratuita
Oficina “A magia da mulher negra: poéticas e estéticas das cineastas negras”
Quem: Kênia Freitas,doutora em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Dias e locais: 13 e 14/07, em Caravelas, 17 e 18/07, em Alcobaça, e 19 e 20/07, em Prado (Cumuruxatiba)
Horário: 9 às 18h
Entrada gratuita