Uma cerimônia acadêmica na noite desta sexta-feira (24/03/2023) da ATL - Academia Teixeirense de Letras foi marcada pela outorga do Título Doutor Honoris Causa em Comunicação Social ao jornalista, radialista, publicitário, documentarista e escritor Athylla Borborema Cardoso. A solenidade foi celebrada na presença de diversas autoridades políticas, jurídicas, educacionais e, especialmente bem representada pela comunidade acadêmica lítero-cultural.
O título de honra concedido ao escritor e jornalista Athylla Borborema após aprovação em sessão do Conselho Universitário do prestigiado CSAEFH - Centro Universitário Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos do Rio de Janeiro, sob a Apostila de Haia nº 0077895-21 (22 de março de 2023), sob a chancela da Associação Cultural Internacional de Ciências, Letras e Artes; Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e do CNJ – Conselho Nacional de Justiça.
A honraria ao jornalista Athylla Borborema visou reconhecer a sua relevante atuação com seus livros doutrinários na área da comunicação social no Brasil, cujo título foi entregue pelas mãos do festejado príncipe real e imperial Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovick Carvalho, reitor do CSAEFH, presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e majestade suprema da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, no Rio de Janeiro, em sessão solene da ATL, na cidade de Teixeira de Freitas - Bahia.
Embora tenha sido homenageado em casa, no seu estado de origem (a Bahia) com uma honraria de uma instituição de ensino superior carioca, Athylla Borborema além de jornalista, radialista e publicitário de formação, é também especialista, mestre e doutor em Comunicação Social (Jornalismo Científico) por formação acadêmica. Este é o 5º Título Doutor Honoris Causa em que o jornalista conquista na carreira, todos concedidos por universidades e instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Em 2016, Athylla Borborema conquistou o Título “Doutor Honoris Causa em Literatura”. Em 2017, o “Doutor Honoris Causa em Artes Plásticas”. Em 2018, o “Doutor Honoris Causa em Direitos Humanos”. E, em 2019, o Doctor Honoris Causa da Ordem Altíssima do Mérito Trovador Adelmar Tavares.