Durante todo o mês de novembro e o início de dezembro, as escolas municipais de Medeiros Neto realizaram a culminância dos projetos sobre Consciência Negra, organizados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. Os trabalhos tiveram como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira e promover o respeito à diversidade étnico-racial.
Cada escola desenvolveu atividades distintas, envolvendo profissionais da educação e demais membros da comunidade escolar. Foram realizadas apresentações artísticas, exposições, mostras culturais e outras ações educativas sobre a temática da consciência negra.
O secretário municipal de Educação, Rildo Alves Fonseca, destacou a importância da temática para a formação dos estudantes. “Nós idealizamos que nossos alunos reconheçam a contribuição dos negros para a construção da nossa sociedade e que sejam agentes de transformação social, combatendo o racismo e a discriminação”, afirmou.
O projeto Consciência Negra foi uma alusão ao dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil.