O espírito junino tomou conta das escolas da Rede Municipal de Ensino de Teixeira de Freitas, que transformaram os festejos em celebrações da cultura nordestina e da união comunitária. No último sábado, 7 de junho, diversas unidades escolares abriram suas portas para as tradicionais festas juninas, repletas de cores, danças e muita alegria.
Esses eventos, que envolveram estudantes, professores, gestores, servidores e familiares, são fundamentais para fortalecer os laços entre escola, família e comunidade. O secretário municipal de Educação, Edinaldo Rezende, fez questão de prestigiar as festividades e ressaltou a importância de valorizar as raízes culturais no ambiente escolar.
“Conhecer e viver nossas tradições é parte do processo de educar. A festa junina é também um momento de acolher as famílias, fortalecer os laços e celebrar a escola como espaço de convivência e alegria”, afirmou o secretário, que destacou o capricho das escolas e a grande participação da comunidade.
No sábado passado, a programação foi intensa: o CMEI Jardim Encantado realizou sua festa das 15h às 20h; a Escola Recreio comemorou no Rancho Gol a partir das 15h; a Escola Clélia das Graças iniciou às 17h. Já a Creche Colina Verde, a Escola Genivaldo Bispo e a Escola Joaquim José de Almeida tiveram festas a partir das 14h e 16h. A Escola Joaquim Muniz e a Escola Pedro Agrizzi Neto começaram às 16h, enquanto a Escola Nosso Lar acolheu a todos a partir das 15h.
A alegria do São João segue firme na Rede Municipal de Ensino. Para este próximo sábado, 14 de junho, diversas escolas já estão prontas para receber a comunidade em clima de festa e tradição:
Pela manhã: A Creche Emanuelle Matos abre as festividades às 8h, e a Creche Paz e Bem inicia sua festa às 9h.
À tarde: A partir das 14h, as celebrações começam na Creche André de Freitas, Escola Irmã Dulce e Escola Vila Vargas. Às 15h, as escolas Marcela Nolasco e Moabh Cristal dão início às suas festas. Às 16h, é a vez da Escola São Lourenço (EMSAL), seguida pela Escola Dom Pedro II (Duque de Caxias) às 16h30. A Escola Gilberto Cardoso começa suas comemorações às 17h.
À noite: Encerrando a programação do dia, as escolas Jardim Novo e Novos Tempos prometem muita animação a partir das 19h.
As festas juninas na Rede Municipal de Teixeira de Freitas continuam a reforçar o compromisso da prefeitura em promover uma educação que valoriza a cultura, integra a comunidade e celebra as nossas raízes.