Publicidade Davaca novo

Escola usa gibis para estimular o gosto pela leitura

Por Neuza em 30/09/2015 às 14:19

Em Teixeira de Freitas, as crianças estão sendo estimuladas desde cedo e com muita criatividade ao gosto pela leitura, é o que acontece na Escola Municipal Conto de Fadas, que atende crianças do 1º ao 3º ano da Educação Fundamental. Para estimular o gosto pela leitura nestes pequenos estudantes, as Histórias em Quadrinhos (HQ) foram inseridas na rotina das aulas de língua portuguesa.

O projeto é desenvolvido nos turnos matutino e vespertino, com a supervisão das coordenadoras pedagógicas Karine Pessoa e Luciane Ruas. De acordo com elas, a linguagem rica e complexa das HQs, com suas informações implícitas e explícitas e todas as ilustrações, tem a capacidade de facilitar a decodificação da mensagem por parte dos leitores, neste caso, os meninos e meninas da Escola Conto de Fadas.

Uma publicação de maio de 2014 da Revista Educação traz uma defesa ao uso dos gibis nas salas de aula, reforçando a ideia de que os quadrinhos contribuem para despertar o interesse pela leitura e pela escrita nas crianças, já que consegue nivelar estudantes que leem fluentemente daqueles que ainda estão iniciando, isso porque ambos são capazes de interpretarem a histórias por meio das figuras, assim, desperta também a curiosidade em saber exatamente o que está sendo narrado dentro dos balões. A edição lembra ainda que nem sempre foi assim, e que antigamente as histórias em quadrinhos chegaram a ser vistas como concorrentes dos livros de alfabetização, sendo consideradas meios de distração.

As coordenadoras do Núcleo de Apoio aos Anos Iniciais (NAPE) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura/ Governo Municipal Lenilda Bahia e Jadna Afonso apoiam a iniciativa e compreendem que os avanços obtidos quanto ao uso de múltiplas formas de leitura em sala de aula são uma vitória da educação, que passar a ir além do proposto pelos livros didáticos, tornando as aulas cada vez mais atraentes para os alunos.

Fonte: Neuza Brizola/ Ascom

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade