Para algumas pessoas, sentir dor nas costas já se tornou parte da rotina, estima-se que de 70% a 85% da população já teve algum quadro de dor nas costas durante a vida. Enfermidade muito recorrente, mas não é normal manter uma rotina com dor, um dos tratamentos fisioterapêuticos é a técnica de Liberação Miofascial, entenda como:
A Liberação Miofascial é um forte aliado para evitar a dor nas costas. O Fisioterapeuta avalia o indivíduo como um todo e identifica os pontos de dor e aderências musculares, onde manualmente vai liberando todas a restrições teciduais principalmente a fáscia e descomprimindo a coluna, proporcionando sensação de leveza e flexibilidade.
A fáscia é uma camada que recobre os músculos e dão forma a ele, possuímos em toda região do corpo e uma das funções dela é facilitar a movimentação muscular entre si, e se essa fáscia estiver aderida pode ocorrer dor e limitação de movimento, uma das causas da dor nas costas.
Preste atenção no seu corpo, ele emite sinais quando algo está incorreto. A dor e limitação de movimentos são um dos mais evidentes. Dor aguda ou crônica deve sempre ter sua atenção. Sentir dor não é normal e não devemos muito menos nos acostumar com ela. Pois, assim, podemos melhorar desempenho no trabalho, pegar o filho com tranquilidade no colo e melhor a qualidade de vida.
Indicações para realizar a Liberação Miofascial nas costas, quem apresenta:
* Dor em geral que apresenta contratura muscular por Estresse “bolas no músculo”.
* Exercícios praticados de maneira errada ou com carga muito alta.
* Hérnias discais.
* Artrose.
* Desidratação Discal.
* Bico de papagaio.
* Espondilite anquilosante.
* Espondilolistese.
* Alterações na coluna como lordose, escoliose e cifose. Se você tem qualquer tensão muscular, como a torcicolo ou hérnia de disco, por exemplo, automaticamente você tensiona a musculatura que está em volta desta região e a liberação miofascial é a soltura dessa musculatura, relaxando e aliviando os músculos e tecidos”, afirma Dr Leonardo Felipe . Por que a Liberação Miofascial dói? A Tensão muscular desigual pode contrair músculos, comprimir nervos e causar dor. Soltando e manipulando as aderências, devolvemos a elasticidade e flexibilidade perdida. Dessa forma, eliminamos a dor, seja ela crônica ou não. O tamanho e a sensibilidade desses pontos vão diminuindo com o tratamento. Está cada vez mais clara a importância da saúde da mente, tanto quanto a do corpo. Ainda mais em tempos onde esses dois aspectos são colocados sob constante pressão. Diariamente.
* A liberação miofascial é uma técnica de trabalho corporal focada na fáscia, mas também envolve uma compreensão positiva das energias e emoções que moldam a saúde física. É por isso que tem sido descrita como um método que trabalha tanto o corpo como a mente, ao aliviar dores crônicas e outras condições através do seu envolvimento com os dois.
Dr Leonardo Felipe - Especialista em Coluna e Dor / Quiropraxia / Osteopatia / Pilates/ Pós Graduação em Traumato-Ortopedia /
Atendimento e avaliação - Center Fisio. Clinica da Coluna e Dor. Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.