Publicidade Davaca novo

Empresa conquista certificação para mergulho em mar aberto, com apoio do Sebrae

A ISO 21101 é a mais recente certificação da Horizonte Aberto, que atua há 28 anos atua em Caravelas, no Extremo-Sul baiano.

Por Neuza em 23/07/2025 às 11:54

Empresa conquista certificação para mergulho em mar aberto, com apoio do Sebrae

Foto: Enrico Marcovaldi

Um exemplo de excelência, inovação e compromisso com a segurança no Turismo de Aventura brasileiro. A empresa Horizonte Aberto, referência em atividades de mergulho em mar aberto, acaba de conquistar a certificação na norma ABNT NBR ISO 21101:2014 — Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura, um marco para o setor e para a história do turismo no país.

Com total propriedade no assunto, a empresa possui uma equipe de marinharia altamente especializada em passeios de catamarãs ao santuário orgulho da Bahia, localizado em Caravelas: Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, maior complexo recifal e a maior biodiversidade marinha do Oceano Atlântico Sul.

Desde a descrição de Darwin em 1832, em “A Viagem do Beagle”, o local frequentemente recebe novos olhares em busca de estudo sobre a biodiversidade ou apenas para admirar a natureza exuberante que não existem em nenhum outro lugar do mundo: o berçário de baleias-jubarte na costa brasileira.

Como o turismo é um dos setores que mais cresce no mundo, especificamente em Caravelas, o Turismo de Aventura é uma atividade que movimenta cadeias produtivas locais, gera empregos diretos e indiretos, estimula pequenos negócios, valoriza o meio ambiente e promove o desenvolvimento sustentável das regiões próximas.

A conquista da Horizonte Aberto vai além da certificação, pois representa um passo importante para consolidar o turismo de aventura como atividade econômica estratégica para o Extremo-Sul e para o país. Destinos que oferecem experiências seguras e organizadas atraem mais visitantes, fortalecem a imagem do território e impulsionam a economia local.

Atualmente, a Horizonte Aberto é a única empresa certificada no Brasil para operação de mergulho com cilindro em mar aberto, demonstrando a seriedade e o rigor técnico aplicados em sua operação. Outras empresas brasileiras possuem certificações voltadas para atividades de mergulho em rios e lagoas, mas nenhuma delas, até o momento, alcançou essa homologação para ambientes de mar aberto.

O processo de certificação foi conduzido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que realizou auditorias criteriosas para verificar o cumprimento de requisitos essenciais de segurança e gestão de riscos, previstos na norma internacional. Vale lembrar que, anteriormente, o setor de Turismo de Aventura no Brasil era regulamentado pela norma ABNT NBR 15331:2010, substituída pela ISO 21101 em 2014, o que elevou o padrão de exigência e alinhou o Brasil às melhores práticas internacionais.

A importância da certificação

A norma ABNT NBR ISO 21101:2014 estabelece diretrizes para a criação e manutenção de um sistema de gestão da segurança nas atividades de turismo de aventura, garantindo que os riscos sejam sistematicamente identificados, avaliados e controlados. Isso assegura mais tranquilidade aos clientes e maior credibilidade ao negócio.

Para a responsável pelo Sistema de Gestão de Segurança (ESG), Andrea Stabile, essa conquista representa mais do que um selo de qualidade. “A certificação vem confirmar o bom trabalho que fazemos há 28 anos, primando pela qualidade e segurança, tanto dos colaboradores quanto dos clientes. Por isso a importância de ter todos os processos estruturados, documentados, além do treinamento de equipe adequado. Dá ao turista a transparência que ele merece e precisa”, explicou.

Ainda sobre a estruturação, a empresária lembrou algumas adaptações necessárias. “Já tínhamos o cuidado com a documentação, apenas fizemos ajustes dentro da norma. É uma responsabilidade a mais, porque no momento que você escolhe uma empresa, confia no que ela vai te propor. Sempre cuidamos do bem-estar e segurança dos nossos turistas, para que a experiência seja marcante positivamente”, destacou.

O papel do Sebrae no processo

Ao longo dessa jornada, o Sebrae esteve presente oferecendo consultoria técnica, orientações sobre gestão de riscos e segurança, capacitações e suporte estratégico para que a empresa pudesse adaptar seus processos e atender às exigências da norma.

A gestora de projetos do Sebrae em Teixeira de Freitas, Taisa Cancela, comemorou este feito da empresa que acompanha. “Esse é mais um case que reforça o quanto investir em gestão, qualificação e boas práticas impacta diretamente na competitividade e sustentabilidade do negócio. E o Sebrae tem orgulho de fazer parte dessa trajetória de sucesso”, destacou.

Sobre o incentivo e apoio aos negócios de turismo e aventura, o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito pontuou itens além da busca por certificações, como melhorias contínuas que contribuem para o desenvolvimento econômico regional e para a excelência no atendimento aos visitantes, que foram trabalhados com a empresa.

“O turismo é mais que lazer. É um setor que transforma comunidades, abre oportunidades e promove desenvolvimento sustentável. Por isso, a profissionalização e a busca por certificações como essa são essenciais para garantir a segurança dos visitantes e a competitividade dos destinos brasileiros no mercado global”. O gerente também celebrou este grande passo.

“A Horizonte Aberto está de parabéns pela certificação, que é uma prova da dedicação e trabalho árduo, mas acima de tudo, por inspirar se diferenciar no cuidado aos detalhes com a segurança, natureza e experiências. Que isso inspire também outras empresas”, acrescentou Brito.

Fonte: Milka Morais para ML Comunicação

Tags:   certificação na norma ABNT NBR ISO 21101:2014
publicidade