Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) receberam, na tarde desta quarta-feira (23), orientações para manter uma boa saúde bucal, em parceria com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Com o tema “Saúde Bucal: Um bem Precioso - a Saúde começa pela Boca”, a Dr.ª Jéssica Brito proferiu uma palestra aos usuários, repassando informações relevantes para um cuidado especial com a saúde dos dentes. “Começamos com a instrução de higiene oral, explicando a importância da escovação, discorrendo sobre as doenças causadas pela falta da limpeza da boca. Mostramos também um vídeo para que eles pudessem associar aquilo que falamos, através das imagens”, explicou a doutora.
A ação foi promovida por meio de uma parceria do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) com o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Segundo o coordenador do CAPS, Luan A. Bomjardim, “essa interação entre os serviços de saúde é de fundamental importância, pois dá continuidade ao tratamento de todos usuários que necessitam desse cuidado”.
Para Maiane Mattos, coordenadora da Saúde Bucal, este tipo de ação contribui diretamente com a prevenção, pois leva informações importantes para quem precisa de uma saúde bucal de qualidade. “Além de um sorriso mais bonito, a higiene bucal ajuda a evitar doenças, e prevenir é sempre o melhor caminho. Também disponibilizamos tratamento odontológico aos usuários do CAPS. Estamos à disposição de todos”, pontuou.
Logo depois da palestra, os usuários participaram de uma escovação coletiva e aplicação de flúor. No final de todas as atividades, ainda foi feita uma avaliação individual identificando as necessidades e as queixas de cada um, para, após agendamento, estarem recebendo atendimento no CEO. Os participantes ganharam ainda kits de produtos de higiene bucal.
*O CAPS*
O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, que atende e realiza tratamentos com pessoas que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes, TOC (transtorno obsessivo e compulsivo), e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida. Os atendimentos são realizados diariamente por uma equipe composta por psiquiatra, psicóloga, terapeuta ocupacional, artesã, enfermeira, técnica de enfermagem, auxiliares de serviços gerais e cozinheira. Fica localizado na Avenida Araci Pinto. s/n, Bairro: Uldurico Pinto. O horário de atendimento é das 8h às 16h de segunda a quinta-feira e na sexta das 8h ás 11h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 99810-6011.