O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), referência em assistência à saúde no extremo sul da Bahia, realizou, na última semana, a integração dos primeiros residentes de medicina da unidade. Os profissionais iniciam sua formação nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia e Cirurgia Geral.
O Programa de Residência Médica da unidade é regulamentado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Para o diretor geral do HECB, Marco Antônio Andrade, a implantação de uma residência, em menos de um ano de inauguração do hospital, reflete o compromisso da unidade com o ensino e pesquisa e com o desenvolvimento da saúde da região. “A implantação da residência é, sem dúvida, um marco para saúde do extremo Sul, possibilitando a formação médica especializada de alta qualidade, trazendo impactos positivos para toda a região”, afirmou.
De acordo com Paulo Arnon, supervisor da Residência em Anestesiologia, o início do Programa de Residência também representa uma grande oportunidade de aprendizado para os profissionais. "Durante sua jornada de especialização, o médico residente não deve apenas buscar excelência técnica, mas também desenvolver um olhar humanizado, respeitando e cuidando do próximo com empatia e dedicação", destacou.
Ao longo da especialização, os residentes aprovados terão a oportunidade de integrar a rotina hospitalar, desenvolvendo habilidades técnicas e adquirindo experiência prática sob a supervisão de uma equipe altamente qualificada em um ambiente de alta complexidade.
Para Geizeli Dias, recém-aprovada na Residência em Clínica Médica, o programa será uma oportunidade de crescimento profissional com impacto social. "É uma experiência única que proporciona aprendizado intensivo e prático em um ambiente desafiador. Além disso, o programa desempenha um papel essencial ao permitir que médicos residentes contribuam diretamente para a melhoria da saúde e do bem-estar da população local, contribuindo para o acesso a cuidados especializados", pontuou.
Como concorrer a uma vaga
Profissionais de medicina da Bahia e outros estados podem se inscrever no processo seletivo, o qual pode ser consultado no site www.strixeducacao.com.br/. Para concorrer a uma das vagas oferecidas em cada especialidade, o candidato deve realizar uma prova escrita, cujo local, data e horário são informados no edital.