Pesquisa comprova que 67% dos alunos que têm Educação Financeira nas escolas sabem das condições financeiras da família. No Espírito Santo e extremo sul da Bahia, 45 escolas particulares oferecem o tema em sua grade curricular.
67% dos alunos que têm educação financeira na escola sabem das condições financeiras da família, segundo pesquisa*. Em Espírito Santo e no extremo sul da Bahia, 45 escolas particulares oferecem o tema em sua grade curricular
Dados da 1ª Pesquisa Nacional de Educação Financeira nas Escolas* apontam que quando as crianças têm aulas de educação financiera na escola, há mudanças na vida de toda a família. No Espírito Santo e extremo sul da Bahia, 45 escolas particulares oferecem o tema em sua grade curricular.
*A recente pesquisa foi realizada em parceria entre o Instituto Axxus, o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da UNICAMP e a Abefin (Associação Brasileira dos Educadores Financeiros).
Gastam com consciência
81% dos alunos educados financeiramente gastam parte do que recebem e guardam outra a parte para os sonhos, enquanto 19% guardam tudo – algo que não é o correto, pois é preciso ter equilíbrio entre consumir e poupar.
Por outro lado, nas famílias em que os filhos não têm aulas de educação financeira, 15% dos pais não sabem como os filhos gastam e 66% afirmam que eles gastam seu dinheiro rapidamente, enquanto apenas 11% gastam apenas uma parte e 7% gastam tudo.
Além disso, a grande maioria (71%) dos alunos que têm aulas sobre o tema ajudam os pais a fazerem compras conscientes, algo que nenhuma das crianças que não aprendem educação financeira faz. Enquanto 98% dos alunos com educação financeira se reúnem com a família para conversar sobre dinheiro, apenas 33% dos que não têm se reúnem.
Escolas no Espírito Santo e extremo sul da Bahia
A educação financeira já é realidade em diversas escolas brasileiras. Em 2017, a DSOP Educação Financeira implantou seu programa em 45 escolas particulares no Espírito Santo e extremo sul da Bahia, com a utilização de seus materiais didáticos. Isso sem contar as muitas outras que utilizam os materiais paradidáticos.
Em Teixeira de Freitas o colégio Integração faz parte das escolas que adotaram este método de ensino.
Segundo a educadora financeira e diretora da Unidade DSOP Vitória, Sylvia Milaneze, o ambiente escolar é o mais propício para o ensino dessa disciplina. “Faz parte da missão da DSOP transformar as gerações futuras e é por meio de crianças e jovens que esse objetivo será alcançado. Proporcionar a mudança de hábitos e atitudes através de reflexões, atividades e argumentações de maneira dinâmica e prazerosa é a nossa proposta, além da formação de crenças e valores potencializando a criatividade e o desenvolvimento intelectual dos alunos”, conta.
Sobre a pesquisa
Para que fosse possível traçar uma análise ampla, foram entrevistados 750 pais, sendo metade deles pais de alunos que estudam em escolas que adotam educação financeira e a outra metade, pais de alunos que estudam em escolas que não adotam a educação financeira. As cidades contempladas pela pesquisa são Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Vitória.
Ela foi realizada em parceria entre o Instituto Axxus, o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da UNICAMP e a Abefin (Associação Brasileira dos Educadores Financeiros)