Publicidade Davaca novo

Em 2017, número de crianças e jovens em oficinas do Departamento Municipal de Cultura subiu de 430 pra 1300 em Teixeira de Freitas.

Entre as oficinas mais procuradas está a de ballet, que atende a cerca de 430 crianças e jovens, e a capoeira que conta com mais de 150 participantes.

Por Neuza em 08/12/2017 às 08:44

Ampliar o acesso à cultura. Este é um dos compromissos do prefeito Temóteo Alves de Brito. Para isto, no início da sua gestão viabilizou o crescimento do número de oficinas promovidas pelo Departamento Municipal de Cultura, órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas. Em 2017, o número de crianças e adolescentes que participam destas oficinas subiu de 430 pra 1300.

O Diretor de Cultura, Dermival Pires Nunes, destacou que oficinas passaram a ser realizadas não só na Casa da Cultura, mas, em bairros como Nova América, Castelinho, Jerusalém, Liberdade, São Lourenço, Luís Eduardo, Ulisses Guimarães e Distrito de Santo Antônio. “O Prefeito Temóteo Alves de Brito entende a cultura como uma importante ferramenta social e nos pediu que chegássemos até os bairros mais distantes para levar as oficinas, e foi de grande importância, por isso nós já planejamos ampliar em 2018 para alcançar cerca de 3000 crianças e adolescentes”.

Entre as oficinas mais procuradas está a de ballet, que atende a cerca de 430 crianças e jovens, e a capoeira que conta com mais de 150 participantes. “São alguns dos exemplos, mas além dessas duas, temos outras, como teatro, pintura, violão, entre outras que fazem a diferença na vida desses adolescentes e crianças de nossa cidade”, destacou Dermival Pires Nunes.

Para o Diretor, a descentralização das ações é fundamental para aproximar a cultura da população. “Foi um ano de sentimento de dever cumprido e de fortalecer para o próximo, pois entendemos o quanto realizar oficinas de capoeira, arte, danças nos bairros aproxima a população do poder público”.

Agente Literário

Um projeto da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através do Departamento Municipal de Cultura, que também ganhou destaque ao longo deste ano foi o Agente Literário que atua como uma biblioteca itinerante emprestando cerca de 500 livros por mês a população do município. “Este é um projeto pioneiro, foi aprovado pela população e tem sido um mecanismo de grande importância em nosso município”, falou o diretor.

Projetos em 2018

Ainda de acordo com Diretor de Cultura, Dermival Pires Nunes, além do planejamento de ampliar o acesso às oficinas para cerca de 3000 crianças em Teixeira de Freitas. Outros projetos serão realizados, como o de incentivo a leitura para mais pessoas.

“Um dos nossos objetivos é levar a leitura para quem vive às margens da BR-101 em Teixeira de Freitas, queremos oferecer livros e incentivar esta pratica que entendemos como fundamental para o desenvolvimento intelectual e social do ser humano”.

Fonte: Neuzabrizola/Ascom

Tags:   Teixeira Departamento de Cultura
publicidade