O Cineclube Sal na Pipoca, equipamento cultural criado pelo Departamento de Cultura da Prefeitura, exibe hoje, (05), o premiado filme Forrest Gump – O contador de histórias. A entrada é franca e a pipoca e o refrigerante são gratuitos.
O Cineclube é um projeto popular, que exibe filmes com mensagens consequentes. Dentre as dezenas de filmes que foram levados com essa característica estão Sociedade dos Poetas Mortos, O Óleo de Lorenzo, Casablanca e outros.
O cinema nacional é privilegiado pelo cineclube, sendo que já foram mostrados Tapete Vermelho, É de Chuá, Cabra Marcado Para Morrer, À Beira do caminho, entre diversos.
Forrest Gump será exibido no Galpão da Cultura, que fica ao lado da Biblioteca Municipal, na Rua Prudente de Moraes, Centro, próximo à Galeria.
Sobre a motivação para a exibição de Forrest Gump, Samuel Alves, um dos coordenadores do cineclube, afirmou: "estamos vivendo um momento estranho no país, em que o ódio está dividindo o Brasil, por conta de uma agenda política equivocada. Forrest Gump passa uma mensagem ao mesmo tempo real e de esperança, em um enredo admirável e comovente. Todos estão convidados”.
Sinopse
Forrest Gump (Forrest Gump: O Contador de Histórias é um filme norte-americano de 1994, dirigido por Robert Zemeckis com Tom Hanks no papel-título e baseado no romance homônimo de 1986 escrito por Winston Groom. O filme também traz no elenco Robin Wright Penn e Gary Sinise. A história atravessa várias décadas na vida do personagem central, Forrest Gump, um homem simples do Alabama que viaja ao redor do mundo, encontra figuras históricas, influencia a cultura popular e é testemunha de alguns dos eventos históricos mais notórios da segunda metade do século XX.
O filme fez grande uso de imagens geradas por computador para incorporar o protagonista em filmagens antigas e no desenvolvimento de outras cenas. A trilha sonora do filme é composta de muitas faixas, e seu lançamento comercial vendeu 4,42 milhões de cópias.
Lançado nos Estados Unidos em 6 de julho de 1994, Forrest Gump foi bem recebido pelos críticos e tornou-se o maior sucesso comercial do cinema estadunidense naquele ano, arrecadando mais de 677 milhões de dólares ao redor do mundo.
A cena de Forrest correndo através dos Estados Unidos é geralmente referenciada por indivíduos reais que tentam o desafio. Forrest Gump foi indicado a treze Oscars, o filme ganhou em seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Robert Zemeckis) e Melhor Ator (Tom Hanks).