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Dragagem do Canal do Tomba: uma operação cercada de cuidados ambientais e operacionais

Iniciada em novembro, a operação de dragagem realizada pela Suzano será concluída no final de março e garante a navegabilidade do canal que liga o Rio Caravelas ao mar

Por Neuza em 20/03/2019 às 14:23


Caravelas – Está chegando à fase final a operação de dragagem que a Suzano realiza no Canal do Tomba, em Caravelas (BA). Iniciada em novembro, a dragagem ocorre anualmente para garantir profundidade segura à navegação e será concluída até o final de março.  O Canal do Tomba faz a ligação entre o Rio Caravelas e o mar. Por ele trafegam embarcações de pesca, de turismo e as barcaças oceânicas que embarcam madeira no Terminal de Caravelas e desembarcam no Terminal de Barra do Riacho (Aracruz-ES), ambos operados pela Suzano. A madeira transportada complementa o abastecimento da fábrica de celulose da empresa, em Aracruz. O processo de dragagem é licenciado pelo Ibama e é cercado de cuidados ambientais e operacionais.

Para realizar a operação, a Suzano atende a uma série de exigências estabelecidas pelo Ibama, o que inclui a limitação do volume de sedimentos a ser dragado anualmente, a delimitação do espaço onde esses sedimentos podem ser depositados (uma área de 4 km2 localizada a 6 km do Rio Caravelas, a 20 km de Nova Viçosa e a 53 km de Abrolhos, a fim de não interferir no ecossistema dessas regiões.

A empresa também atende diversas condicionantes ambientais, a fim de monitorar o ambiente e verificar a sua qualidade. São monitorados aspectos como a turbidez da água (mediante coleta de amostras realizada em 66 diferentes pontos ao longo da costa), o banco de corais, de camarões, o boto-cinza e outras espécies que ocorrem na região.

“Os resultados dos monitoramentos, realizados por empresas especializadas, vêm atestando que a dragagem não causa impacto significativo no ambiente da região”, salienta Lucas Bozolan, coordenador de Terminais de Cabotagem da Suzano. Ele destaca que esses monitoramentos são realizados desde que o transporte marítimo de madeira entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo foi iniciado, em 2003.

Recentemente, um desses monitoramentos, realizado com a parceria do Instituto Baleia Jubarte, detectou a presença de um grupo de 43 botos-cinza no Rio Caravelas. Trata-se de uma comunidade relativamente grande e entre eles havia um indivíduo cuja presença é monitorada no local há 16 anos e que surgiu acompanhado de um filhote. O retorno do animal ao local é uma demonstração da qualidade do ambiente.

A dragagem do Canal do Tomba é importante para as atividades de transporte marítimo de madeira da Suzano e também para a pesca e o turismo no Rio Caravelas. O Terminal Marítimo de Caravelas, operado pela Suzano, gera quase 700 empregos diretos na região, contribuindo com o fortalecimento da economia local.

Fonte: Rogeria Gomes

Tags:   Dragagem barcaças Canal do Tomba Suzano Caravelas
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