A dor lombar crônica ocorre na região lombar inferior e pode irradiar para as pernas, com duração maior do que três meses. É considerada inespecífica quando a causa da dor não está relacionada à alteração estrutural, lesão óssea ou articular, escoliose ou lordose acentuada.
Dr. Leonardo Felipe explica que; A dor crônica pode levar à diminuição da qualidade de vida por meio do sofrimento, tratamentos sem sucesso, dependência de medicamentos, isolamento social, dificuldades no trabalho e alterações emocionais. Além de limitar as atividades laborais e de lazer e reduzir a capacidade funcional. E, ainda, pode levar à irritação, atrapalhar o sono, diminuir o apetite e ocasionar graves consequências fisiológicas, psicológicas e sociais. Com isso, a dor lombar é vista como um problema de saúde pública com importância clínica, social e econômica que afeta a população indiscriminadamente, e que deve ser manejada de maneira efetiva.
Segundo o especialista da Center Fisio, Clínica da Coluna e Dor, o manejo adequado da experiência dolorosa só é possível por meio da avaliação e mensuração desse fenômeno subjetivo e de fatores diretamente relacionados. Nesse contexto, avaliar a intensidade da dor, a qualidade de vida e a incapacidade física ocasionada pela dor possibilita o conhecimento aprofundado sobre o indivíduo com dor lombar crônica. Desta forma, a mensuração destas variáveis pode contribuir para o direcionamento do tratamento, por meio da monitorização da evolução do quadro álgico e da avaliação do resultado da assistência. A dor lombar crônica pode ser a causa de maior incapacidade e menor qualidade de vida, apesar de ser menos intensa, é mais persistente e pode durar por mais de 3 meses até uma vida toda. Embora mais comum acima dos 50 anos, pode ocorrer em todas as idades. Ela é multifatorial e costuma indicar um problema bem mais grave na coluna vertebral. Normalmente, há queixas de travamento da coluna, limitação na flexão anterior da coluna, dor e limitações nos primeiros movimentos pela manhã.
Dr Leonardo Felipe Especialista em Coluna e Dor - Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor - Mestrando em Ciências da Reabilitação - formação em Quiropraxia - Osteopatia
Atendimento e avaliação - Center Fisio. Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.