As causas de dor nas costas podem ser inúmeras e nem sempre essa dor é sintoma de alguma doença. Alguns fatores que causam dor nas costas, como por exemplo, o sedentarismo ou excesso de exercícios físicos, a má postura, dentre outros, podem ser melhorados com mudanças simples de hábitos.
Segundo Dr. Leonardo Felipe a grande maioria dos casos a dor nas costas ou dor na coluna é de origem musculosquelética (muscular). As dores podem surgir na sequência de uma má postura, stress, cansaço, levantamento de pesos, falta de exercício regular, etc., podendo facilmente ser resolvida através de medicação e de algumas medidas gerais, como veremos adiante com detalhe.
A dor nas costas pode ser devida a algumas patologias da coluna como a espondilose (artrose na coluna), hérnias discais (ou hérnias de disco), estenoses.
A coluna vertebral é formada por uma série de vértebras (ossos da coluna), que se articulam entre si, através dos discos intervertebrais.
As dores podem afetar qualquer segmento ou parte da coluna. O termo raquialgia é usado para nos referirmos à dor na coluna ou nas costas em geral, podendo distinguir-se entre:
* Cervicalgia (dor cervical) - O termo cervicalgia é usado para nos referirmos à dor na coluna cervical ou “dor na parte de cima nas costas“, onde se localiza a região cervical;
* Dorsalgia (dor dorsal) - O termo dorsalgia é usado para nos referirmos à dor na coluna dorsal ou “dor no meio das costas”, onde se localiza a região dorsal;
* Lombalgia (dor lombar) - O termo lombalgia é usado para nos referimos à dor na coluna lombar ou à ”dor na parte de baixo das costas”, “dor nas costas próximo à cintura” ou “dor no final das costas”, onde se localiza a região lombar.
Dr. Leonardo Felipe afirma que os desvios da coluna vertebral (cifose, lordose e escoliose) podem também ser uma das causas para a sintomatologia. Os desvios em idade infantil (na criança), no adolescente e nos jovens, por norma, não provocam dores, exceto em alguns casos onde se verifiquem desvios mais acentuados, ou outras desordens. No entanto, no adulto pode associar-se à artrose (espondilose) e a instabilidade da coluna vertebral, provocando o aparecimento de queixas.
Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?
* Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
* Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
* Fraqueza em um dos braços;
* Fraqueza nas pernas;
* Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
* Dor ou dificuldade para respirar;
* Incontinência urinária.
* A Quiropraxia pode ser uma experiência que pode potencializar e mudar sua vida. Porém, isso depende do quanto você entende sobre a Quiropraxia. Muita gente acredita que ela trata somente a coluna ou a dor nas costas e, consequentemente, acaba se abstendo dos verdadeiros benefícios que oferece, assim como e também os seus familiares e amigos. É como ter uma Ferrari e andar apenas na primeira marcha. Talvez você se pergunte, “Qual é o propósito da Quiropraxia?”.
* Muitos utilizam-na como uma maneira natural de cuidar da saúde. Alguns poderão afirmar que tratam dor de cabeça, outros de problemas menstruais, ciático, lombares, torcicolos, insônia, digestivos, adormecimento dos braços ou pernas, estresse, enfim, cada um poderá afirmar de acordo com sua experiência.
* No entanto, a Quiropraxia pode não só cuidar de todos esses problemas assim como evitar que eles ocorram na medida que tem o poder de revitalizar sua energia, melhorar seu empenho profissional, esportivo, aumentar sua resistência física e imunológica evitando assim o surgimento de doenças, e consequentemente o uso de medicamentos e eliminação das dores, fazendo sentir mais vivo.
* Dr. Leonardo Felipe Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor
* Especialista em Quiropraxia/ Osteopatia/Pilates / Tratamento de Hérnia de Disco/ Acupuntura