A Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas promove no dia 03 de junho (quinta-feira), dia da Solenidade de Corpus Christi, uma iniciativa intitulada “Gesto Solidário de Corpus Christi”, que consiste na arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal para serem distribuídas as famílias necessitadas nos territórios paroquiais. A campanha propõe um novo momento demonstrar a união do povo católico.
Com a Eucaristia experimentamos a “solidariedade de Deus” que se revela verdadeira comida e verdadeira bebida. Corpus Christi evoca esta mensagem solidária e por isso esta campanha.
O padre Leônidas Cardoso Reis Júnior, Coordenador Diocesano de Pastoral afirma que essa boa ação é uma oportunidade de obedecer a ordem cristã tão valiosa. “Este ano, a nossa Diocese está promovendo um gesto solidário para celebrarmos Corpus Christi em solidariedade com os que passam fome neste período de pandemia. O gesto solidário será durante toda a Semana Eucarística, uma oportunidade de obedecer aquela ordem cristã tão valiosa: ‘dai Pão a quem tem Fome e fome de justiça a quem tem pão’. No dia 03 de junho será a grande Solenidade, celebrada em todas as nossas Paróquias e este gesto solidário possa ser uma bela expressão de nosso amor fraterno”, destacou.
COMO PARTICIPAR
Para realizar esse gesto concreto de generosidade, os fiéis de bom coração deverão levar a sua contribuição para a celebração de Corpus Christi em umas paróquias presentes no território diocesano. O destino das arrecadações será definido por cada paróquia que conhece as necessidades das pessoas em seu entorno.
SEMANA EUCARÍSTICA
Com o intuito de preparar os fiéis para celebrar, de forma solene, o mistério da Eucaristia – Festa de Corpus Christi, a Diocese, por meio das suas paróquias, promove de 30 de maio a 02 de Junho de 2021, a III Semana Eucarística. O tema escolhido para este ano é “Eram perseverantes na fração do pão e nas orações” (At 2, 42). Sendo assim, com uma programação toda particular e especial, queremos convidar todos os fiéis, membros de pastorais, grupos e movimentos para participarem conosco, desse precioso momento de oração e reflexão em nossa Igreja.
Devido ainda a pandemia, esse ano novamente não haverá a tradicional procissão, mas os fiéis poderão participar das carreatas, a fim de evitar aglomeração. As celebrações acontecerão nas paróquias, com limitação de fiéis, e também com transmissão ao vivo pelas PASCONS paroquiais ou PASCOM