Morreu por volta das 12h30 desta quarta-feira de cinzas (17), no Hospital Sobrasa em Teixeira de Freitas, o padre Antônio Gilberto de Oliveira, 72 anos. A noticia foi publicada no site da diocese.
Padre Gilberto comandou a paroquia de Santo Antonio por alguns anos, depois foi para Itabatã no distrito de Mucuri onde também ficou por alguns anos antes de retornar a Teixeira de Freitas. O padre estava internado desde julho no hospital Sobrasa com a saúde muito debilitada e faleceu hoje, às 12h30.
Com um humor irreverente, padre Gilberto conquistou muitos amigos por onde passou. Que Deus o acolha nos seus braços e lhe proporcione o descanso eterno.
Sobre o Padre Gilberto
O padre Antônio Gilberto de Oliveira, 72 anos, 29 anos de vida sacerdotal, nasceu no dia 3 de maio de 1948, na cidade de Araçagi no Estado da Paraíba. Filho de João Paulino de Oliveira e Maria Francisca de Oliveira. Em 1988, ingressou na Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, como seminarista.
Foi ordenado presbítero por Dom Frei Antônio Elizeu Zuquetto no dia 12 de maio de 1991 em sua cidade natal. A pedido de Dom Antônio, foi para Roma, onde cursou mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ao retornar assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itamaraju.
Em 2004, foi pároco da recém-criada Paróquia Santo Antônio, desmembrada da Paróquia São Francisco em Teixeira de Freitas, servindo até 2010. Em dezembro de 2010, foi transferido para a Paróquia São José em Mucuri, onde também foi pároco, exercendo até 2018.
Vigário Geral da Diocese; representante dos presbíteros da Diocese; Membro do Conselho Presbiteral da Diocese, membro do Colégio de Consultores da Diocese; Reitor do Seminário Maior Diocesano, sediado em Ilhéus onde por muitos anos foi professor. Como último ofício, foi Vigário paroquial da Paróquia São Pedro – Catedral, desde 29 de junho, dia de São Pedro.
“Agradecemos ao Pe. Antônio Gilberto por sua dedicação pastoral nesta porção do Reino de Deus. Agradecemos à sua família por todo zelo e carinho com Pe. Antônio Gilberto. Agradecemos à direção, aos médicos e funcionários do Hospital Sobrasa pelo cuidado atento para com nosso irmão. Aos cuidadores que se desvelam dia e noite no acompanhamento deste nosso irmão, nossa eterna gratidão”, diz a nota de comunicação da Diocese.
O velório acontecerá na Catedral Diocesana a partir das 21 horas de hoje (17 de fevereiro), e às 21 horas será celebrada Missa de corpo presente.
Amanhã – 18 de fevereiro: Missa de corpo presente nos seguintes horários: 6, 7, 8 e às 9 horas.
Missa exequial, presidida pelo bispo Dom Jailton de Oliveira Lino em seguida será o sepultamento na Cripta da Catedral às 10h30.