Publicidade Davaca novo

Dilma Rousseff se reelege presidente do Brasil

Por Neuza em 26/10/2014 às 17:46

A presidente Dilma Rousseff (PT) se reelegeu neste domingo (26) derrotando o candidato Aécio Neves (PSDB) em uma das campanhas mais acirradas que o país já viveu. Com o resultado, Dilma comanda o país por mais quatro anos, estendendo o governo do PT para 16 anos. Com 98% das urnas apuradas, Dilma tem 51,38% e Aécio 48,62%.

Alvo de críticas por conta de escândalos que ligam o PT a casos de corrupção, Dilma destacou em sua campanha programas como o Pronatec e o "Minha Casa, Minha Vida" para conquistar o voto dos eleitores brasileiros. A presidente repetiu o bom desempenho do primeiro turno no Nordeste e venceu Aécio também em estados de grande eleitorado como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A eleição foi para segundo turno,após em primeiro turno, no último dia 5, Dilma Rousseff (PT) somar 41,59% dos votos contra 33,55% de Aécio Neves (PSDB).

Dilma votou no Rio Grande do Sul
(Foto: AFP)

Nascida em Belo Horizonte em 14 de dezembro de 1947, Dilma já militava aos 16 anos. Jovem, entrou na luta armada contra a ditadura militar. Em 1970, acabou sendo presa pelos militares e passou por sessões de tortura. Dilma ficou quase três anos presa. Ao ser solta, ela seguiu para Porto Alegre, onde se formou em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No sul, ela aumentou sua participação na política. Ajudou a fundar o PDT em 1980 e permaneceu no partido até 2001, quando entrou no PT. Dilma ganhou destaque durante a campanha presidencial de 2002, com a eleição de Lula, e a partir de 2003 comandou a pasta de Minas e Energia. Em 2005, depois do escândalo do mensalão, ela assumiu o lugar de José Dirceu na Casa Civil.

Da Casa Civil, Dilma saiu para a presidência, seu primeiro cargo eletivo. Contra José Serra, se elegeu no segundo turno, com 56,05% dos votos válidos, se tornando a primeira mulher presidente do Brasil. Ao tomar posse em janeiro de 2011, fez discurso em que disse: ""Meu compromisso supremo é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos! (...) A luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos".

Fonte: Correio

Tags:   Brasil
publicidade