Publicidade Davaca novo

"Dia Rosa" leva informação e ressalta a importância da prevenção contra o câncer de mama

Por Neuza em 25/10/2014 às 18:10

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

 

 

 

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres - são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura.

Em Teixeira de Freitas, o "Dia Rosa” já teve várias comemorações, e neste sábado, 25 de outubro, entidades de classe, empresas, instituições privadas e a população se uniram no shopping Teixeira Mall para uma manhã de palestras, auto exame e outras atividades com o objetivo de conscientizar a população da importância do auto exame e da mamografia como forma de prevenção e detecção precoce da doença

 

 

 

Doutora Rosicarla Dourado, mastologista e uma das coordenadoras do "Outubro Rosa” explicou que a incidência de câncer de mama em Teixeira de Freitas é muito alta, a maioria dos casos em pacientes jovens diagnosticados com câncer de forma avançada é na maioria das vezes por faltade prevenção e informação. Diagnosticado no primeiro estagio da doença, as chances de cura podem chegar a 95%, disse a doutora Rosicarla.

 

 

 

 

A campanha do "Outubro Rosa” desse ano tem um motivo especial. "Até então a gente tinha feito com iniciativa das instituições, este ano estamos tentando uma campanha maior, arrecadando fundos para realização dos eventos, e o que sobrar será revertido para a Fundação de Combate ao Câncer do Extremo Sul da Bahia, que é uma entidade que está sendo fundada agora”, disse a doutora.

 

 

 

Ainda segundo a doutora Rosicarla, a Fundação precisa de verba para poder ser montada pois é um processo caro e que demanda tempo. Vários profissionais da região e pessoas da comunidade tem mostrado interesse em fundar o Instituto que tem potencial para ter até um Hospital do Câncer futuramente."É uma fundação sem fins lucrativos, formada pela sociedade para apoiar e suportar toda a estrutura oncológica e se ela se fortalecer a ponto de conseguir montar um hospital próprio, ela tem como fazer isso” concluiu doutora Rosicarla.

 

 

 

Entre as atividades do dia, as participantes foram contempladas com maquiagem, limpeza de pela, auto exame, palestras, sorteios de brindes, e muita musica executada pela orquestra Paz e Bem. Ao final do evento, Angélica Gusmão, uma das organizadoras agradeceu a todos e disse se sentir realizada em poder contribuir para levar informação sobre a prevenção do câncer de mama. Várias pessoas doaram cabelos que serão transformadas em perucas para serem doadas a mulheres em tratamento da doença.

 

 

 

 

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade