Publicidade Davaca novo

Dia Mundial do Combate às LER/DORT

Por Neuza em 20/02/2017 às 12:07

Dia 28 de fevereiro, é considerado o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

LER/DORT prevenir é a melhor solução

LER/DORT é considerada a doença do século 21. Segundo dados do INSS, as lesões por esforços repetitivos são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. Os profissionais mais suscetíveis a desenvolver LER/DORT são: bancários, metalúrgicos, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, jornalistas, secretárias e outros.

Além das atividades repetitivas, também podem ser ocasionadas pela postura incorreta devido a mobiliários inadequados e ambientes de trabalhos estressantes. Alguns sintomas da síndrome são: cansaço, dor ao realizar certos movimentos, formigamento e fadiga, impossibilitando exercer atividades da vida diária. A síndrome é mais propensa, nos músculos do pescoço, punhos, ombros e coluna lombar.

O CEREST (Centro de Referência Regional em Saúde dos Trabalhadores) tem o objetivo de atuar na promoção, prevenção e suporte técnico, melhorando as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador.

O CEREST em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas vem conscientizar a população trabalhadora recomendando alguns cuidados para evitar a LER/DORT:

> Realize pausas durante a jornada de trabalho, movimentando e fazendo alongamentos;

> Tente não fazer força ou pressão exagerada e repetitiva em suas atividades;

> Lembre-se de manter uma postura adequada;

> Pratique exercícios físicos;

> Evite o estresse;

A PREVENÇÃO ainda é o meio mais eficaz de combater as LER/DORT, pois sua cura, tratamento e reabilitação são demorados, tem alto custo e, quase sempre, irreversíveis.

Fonte: Kamillo Borges

Tags:   Combate Lesões por Esforços Repetitivos (LER)
publicidade