O Dezembro Vermelho está chegando e estimula a conscientização sobre o HIV. E que tal preparar reportagem sobre um método que começa a mudar a realidade do vírus aqui no Brasil?
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) vem se tornando uma alternativa terapêutica eficaz para prevenir novos casos e garantir uma vida sexual mais saudável. E você sabia que ela está disponível também em farmácias privadas?
A partir do advento da PrEP, o número de novos casos caiu 62% no Brasil em três anos. O total de pacientes detectados com o vírus despencou de 2.444 em 2019 para 921 em 2021. A redução foi de 61% entre os homens e 67% entre as mulheres. Já entre os jovens de 16 a 24 anos, que formam o principal público usuário da PrEP, os novos casos passaram de 366 para 135.
Mais de 500 farmácias já disponibilizam o método, que somado à presença no SUS, representa uma grande via de acesso em favor da prevenção. A PrEP consiste na ingestão diária de um comprimido, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV antes de ter alguma relação sexual sem uso de preservativos ou que configure risco de contrair o vírus.