Publicidade Davaca novo

Defeito em grade pode ter facilitado fuga de três detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana

Delegado afirma que perícia vai apontar se falha foi causada por falta de manutenção ou ação dos presos. Trio é considerado perigoso e segue foragido.

Por Neuza em 22/10/2025 às 09:30

Defeito em grade pode ter facilitado fuga de três detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana

Foto: Redes Sociais

A Polícia Civil segue investigando a fuga de três detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana, registrada na manhã de terça-feira (21). De acordo com o delegado responsável pelo caso, João Uzzum, um defeito na grade da cela onde os presos estavam pode ter sido determinante para a escapada.

“Nos dirigimos até o Complexo Penitenciário de Feira de Santana, onde, juntamente com o Departamento de Polícia Técnica, foi realizada uma perícia. Verificou-se um problema na grade da cela do Pavilhão 10, onde ocorreu essa fuga”, explicou o delegado.

A investigação agora busca esclarecer se o defeito foi resultado de uma falha de manutenção ou se os próprios detentos danificaram a estrutura. Após deixarem a cela, os fugitivos improvisaram uma corda feita de lençóis — conhecida no sistema prisional como “Teresa” — para escalar o muro interno do pavilhão e alcançar a parte externa do presídio.

“Eles pularam para a área externa, onde havia uma cerca. Depois, transpassaram essa cerca e subiram um segundo muro, próximo a uma guarita que, no momento, estava vazia”, relatou o delegado.

Depois de vencerem as barreiras internas, os três homens conseguiram chegar à via pública. A fuga só foi percebida por volta das 8h30, durante o procedimento de conferência realizado pelos agentes penais, que notaram a grade da cela 29, no Pavilhão 10, violada.

Foram identificados como fugitivos: Daniel Costa Lima, 26 anos; Lucas Conceição dos Santos, 25 anos e Paulo Ricardo Santos da Silva, 24 anos.

Os três cumprem pena por crimes graves — dois por homicídio e um por furto qualificado — e são considerados perigosos pela polícia.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), todas as medidas legais foram adotadas imediatamente após a constatação da fuga. A direção da unidade informou que colabora com as forças de segurança na busca pelos fugitivos.

Em nota, a Polícia Civil confirmou que trabalha em conjunto com a Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) na tentativa de recapturar os presos. Guarnições da PM realizam buscas em toda a região, enquanto a perícia analisa as condições estruturais da cela e imagens de segurança para identificar se houve participação de terceiros na ação.

“É importante destacar que no interior do pavilhão não existem câmeras. A gente acredita que a fuga aconteceu entre 1h30 e 3h”, completou o delegado João Uzzum.

Fonte: Bahiaextremosul

Tags:   Foragidos Conjunto Penal Feira de Santana
publicidade