Publicidade Davaca novo

De Caravelas para o mundo- Pimenta do reino produzida em Barcelona é exportada para o Paquistão

Por Neuza em 13/06/2020 às 06:50

Foto; reprodução

De origem asiática, a pimenta-do-reino é uma das mais antigas especiarias do mundo e sua comercialização vem desde o inicio das navegações. Os primeiros comerciantes foram os mercadores muçulmanos que comercializavam o produto para o ocidente que depois era distribuído por genoveses e venezianos. Seu valor era tão alto que era utilizada como moeda e era equivalente ao preço do ouro.

Durante o período colonial a especiaria era chamada de pimenta de Portugal. Depois da colonização do Brasil, passou a se chamar pimenta do reino, pois vinha de Portugal. Brasil é um dos maiores produtores e exportadores do tempero que está presente na culinária de todo o mundo.   

Foto; reprodução

No extremo sul da Bahia, o município de Caravelas começa a se despontar como exportador da pimenta-do-reino através da Fazendas Reunida Ideal, de propriedade de Luís Fernando Tostes, localizada no distrito de Barcelona.

A propriedade em sua gigantesca estrutura organizacional se destaca no plantio de café, pimenta do reino, eucalipto, criação de boi de corte, entre outras. Entre os sucessos alcançados na produção pecuária e agropecuária, a exportação de pimenta-do-reino para o Paquistão é uma das suas maiores conquistas, e chama a atenção do mundo dos negócios para o município de Caravelas, localizado no extremo sul da Bahia.

O produto ganhou o mercado e conquistou o paladar do paquistanês, fazendo Caravelas ganhar destaque no continente asiático. A produção da especiaria  gera emprego e renda para muitas famílias envolvidas no processo de colheita e armazenamento do produto. 

Armazenado em contêiner ainda no distrito de Barcelona, a pimenta-do-reino produzida na Fazenda Reunidas Ideal, chega ao destino final por rota marítima. Um pedacinho do Brasil saindo de Caravelas para o mundo.


O prefeito Silvio Ramalho aproveita a oportunidade para destacar o orgulho que tem pelo progresso de Barcelona:

“É um orgulho para nós termos em Barcelona a maior exportação de pimenta da Costa das Baleias para o Paquistão. Ratificamos o espírito empreendedor do seu proprietário e o respeito com os nossos cidadãos de Barcelona. Um exemplo de empreendedorismo para o mundo. Nossos parabéns a todos os envolvidos” disse o prefeito.

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   exportação Pimenta-do-reino Barcelona
publicidade