Publicidade Davaca novo

Curtas e Picantes 92

Por Neuza em 30/07/2018 às 06:56

Caravana pela Bahia

A Caravana de Rui Costa está percorrendo a Bahia, dando prioridade aos 27 territórios de identidade do estado. Ele quer formalizar o Programa de Governo Participativo ouvindo as demandas do povo em cada região. Segundo Rui Costa: “o governador não substitui o povo, ele representa o povo, por isso, tem que respeitar a vontade popular”. O portal G1 publicou que o governador da Bahia foi quem mais cumpriu as propostas de campanha registradas em cartório. O maior erro de um governante é não cumprir promessas de campanha, portanto, Rui Costa tem credibilidade perante o eleitorado baiano de fazer o seu Plano de Governo e registrar em Cartório.

 

A caravana em Teixeira

O governador Rui Costa conseguiu o inusitado: Ele reuniu nesta sexta-feira (27), no Cenárium Eventos, em Teixeira de Freitas, líderes políticos de posturas divergentes e adversários contumazes. Ser avaliado como o governador que mais cumpriu promessa de campanha pode ter contribuído para a hegemonia do político na Bahia. Neste município, Rui Costa conta com o apoio do prefeito Temóteo Alves de Brito, que foi ovacionado em sua chegada. A militância do PT em Teixeira de Feitas, liderada pelo ex-prefeito João Bosco Bittencourt, se fez presente  e  também atuou de forma efusiva e equilibrada. Portanto, houve uma convivência pacífica entre os dois principais grupos antagônicos; o que não é fácil.

 

Semana da Agricultura

Encerrou com “chave de ouro” a Semana da Agricultura Familiar com uma feira na praça da Bíblia, em Teixeira de Freitas. Durante a semana, vários eventos aconteceram, inclusive, um fórum de debates na Câmara de Vereadores com várias palestras sobre desenvolvimento sustentável, conforme noticiado na imprensa. E na feira foram expostos produtos vindos diretamente das comunidades produtoras para o consumidor, houve um bom acolhimento das donas de casa, que aproveitaram a oportunidade para comprar produtos naturais, quase 100% livres de agrotóxicos. A organização da feira, com barracas padronizadas, impressionou os visitantes e foi um atrativo para a venda de praticamente todos os itens expostos.

 

Sucesso das parcerias

As 193 barracas padronizadas foram executadas com verba federal com a contrapartida da prefeitura de Teixeira de Freitas. Além das barracas, outras verbas para compra de patrulha mecânica, ambulâncias para a zona rural, equipamentos hospitalares, farinheiras, poços artesianos, somam hoje cerca de 20 milhões de reais, conseguidos através da parceria com o então secretário executivo da presidência da República, Paulo Câmara, que hoje é pré-candidato a deputado estadual e tem marcado presença constante em Teixeira, observando as suas demandas. Paulo Câmara, sem ter sido votado em Teixeira, conseguiu tantos benefícios, e, assim, ficou com crédito para receber o voto do cidadão teixeirense.

 

Candidatos a deputado

Em Teixeira existe uma grande expectativa ainda da definição do prefeito Temóteo Brito em saber quais os candidatos que ele irá apoiar para deputado. Sem dúvida que o apoio de Temóteo influenciará também na decisão do prefeito Léo Brito, de Alcobaça. Por enquanto, Temóteo não se pronunciou, é provável que só venha a definir depois do julgamento das contas de João Bosco, que será no dia 1º de agosto, na primeira sessão da Câmara, após o recesso parlamentar. João Bosco pretende ser candidato a deputado estadual, porém, se as contas forem rejeitadas, ficará inelegível por oito anos. Ele vai precisar de 13 votos para aprovar suas contas. Não vai ser fácil não!

Fonte: Dilvan Coelho

Tags:   Coluna Dilvan Teixeira
publicidade