Publicidade Davaca novo

Curtas e Picantes

Por Neuza em 17/12/2018 às 05:24

O fato mais comentado

O fato mais comentado da última semana foi a mudança de Lucas Bocão, que saiu da Rede Sul Bahia de Comunicações e foi para a Rádio Eldorado, pertencente a Família Guimarães. Com isso, a Família Pinto perdeu o seu principal cabo eleitoral e detentor da maior audiência do Extremo Sul da Bahia. A mudança de Bocão vai permitir que ele possa criar sua identidade própria e não mais será visto como homem de Uldurico, que servia para atender os interesses políticos da Família Pinto, o que nunca permitiu que ele alçasse um vôo mais alto. Na realidade, Bocão sempre foi usado como cabo eleitoral para fazer os acordos políticos dos Pinto e para ajudar eleger o filho de Uldurico a deputado federal. De agora em diante Lucas terá condição de construir a sua própria carreira política com independência.

 

O distanciamento de Temóteo

O distanciamento do vice-prefeito Lucas Bocão do seu companheiro de chapa, o atual prefeito Temóteo Brito, é visto por muitos analistas e pessoas chegadas a ambos como tendo sido influenciado por Uldurico Pinto, devido a seus interesses financeiros não terem sido atendidos. Foi assim que aconteceu com todos os prefeitos que Uldurico apoiou em Teixeira, como Wagner Mendonça, Padre Apparecido, João Bosco e, por último,Temóteo Brito. Criou-se um estigma de que o apoio de Uldurico decide a eleição. Sem dúvida que a comunicação sempre teve grande influência em uma eleição majoritária, porém, nesta última eleição presidencial, esse paradigma foi quebrado, Bolsonaro ganhou contra a grande mídia nacional e a manipulação dos principais Institutos de Pesquisa.

 

Ronaldo volta à presidência

Ronaldo Baitakão, depois de ter sido presidente da Câmara de Vereadores durante os dois primeiros anos do mandato do ex-prefeito João Bosco, vai voltar a ser presidente para o próximo biênio. Nos dois primeiros anos do mandato de Temóteo Brito, Ronaldo foi o líder do governo e o defendeu com altivez, mostrando as realizações e fez, muitas vezes, a oposição se calar diante da sua defesa coerente, sem radicalizar o processo. Sem dúvida que Ronaldo é um homem de muita habilidade política. Para ocupar a liderança do governo no próximo biênio foi convidado o atual presidente da Câmara, Agnaldo da Saúde, que, provavelmente, deverá aceitar o convite. A dupla tem feito um trabalho de destaque na Câmara e poderá pleitear um voo mais alto no futuro.

 

Protagonistas da próxima eleição

Mesmo antes de virar o ano, os protagonistas da próxima eleição de prefeito já começaram a se articular e as peças do xadrez da política teixeirense já se movimentam. Existe um pensamento histórico do homem que mandou mais tempo na Bahia, que foi ACM, que dizia: “A política é a arte do possível e o possível se examina na hora”. A primeira grande cartada foi a mudança do radialista e vice-prefeito Lucas Bocão, que saiu da rádio dos Pinto e poderá ter uma reaproximação com o prefeito Temóteo Brito, e até mesmo ajudar na política social do governo, que precisa melhorar na aprovação popular. Hoje, a primeira preocupação de qualquer governo deve ter o foco no cidadão. Com o trabalho social que fez ao longo do tempo, Bocão detém um grande respaldo popular.

 

Alianças possíveis

Muito se comenta que os Pinto e o PT vêm  costurando uma aliança com o objetivo de enfrentar o atual prefeito,  que poderá ser o principal adversário. É claro que outras candidaturas poderão surgir para representar, além de mudança, uma verdadeira renovação, que hoje é o sentimento dominante da população teixeirense, de acordo com as pesquisas qualitativas que têm sido feitas ao longo dos últimos anos. Nomes como os de Caio Checon e Marta Helena mostraram força nas urnas nas últimas eleições, mas outros têm sido cogitados, como os de Agnaldo da Saúde, Jonathan Molar e Marcelo Belitardo; e até mesmo o novo presidente da Câmara, Ronaldo Baitakão. Esses nomes poderão  surpreender os candidatos que hoje são considerados preferidos.

Fonte: Dilvan Coelho

Tags:   Coluna Dilvan Teixeira de Freitas
publicidade