
Comunicação é a alma do negócio
O princípio fundamental da comunicação em geral, formulado de maneira primorosa por David Ogilvy: “Comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem”. Esta é a regra de ouro de qualquer comunicação, principalmente da comunicação política. Grande parte dos homens de poder acham que o gasto com comunicação é dispensável. Principalmente por isso, não dão importância a comunicar com eficiência as realizações do governo e muitas das vezes as mentiras se transformam em verdades, e desgastam a imagem daqueles que estão no poder. Àqueles que detêm meios de comunicação de grande alcance, se transformam em atores importantes. No caso de Teixeira, o detentor do maior meio de comunicação da região tem exercido influencia nas eleições regionais.
A proliferação das enquetes
As enquetes não tem validade cientifica por diversas razões, inclusive porque podem ser manipuladas, até mesmo pelos eleitores que tem interesse nos seus preferidos. Recentemente o Portal SBN lançou uma enquete em Teixeira com os nomes que despontam como possíveis candidatos a prefeito nas próximas eleições de 2020. A lista dos candidatos foi composta de nomes que já se declararam pretensos pré-candidatos e de outros que estão sendo comentados com mais força nos bastidores políticos de Teixeira de Freitas. Segundo a matéria divulgada pelo Site houve a participação de mais de 15 mil internautas, os nomes mais votados foram: Agnaldo da Saúde 27%, João Bosco 23%, Jonathan Molar 17%, Eujácio Dantas 11%, Lucas Bocão 10%, Caio Checon 5% e Marcelo Belitardo 5%.
Os possíveis candidatos
Dos nomes citados na enquete, dois deles não deverão ser candidatos, João Bosco porque está inelegível e Lucas Bocão que pretende ser candidato em Alcobaça, aonde goza de boa popularidade. Sendo assim, de acordo com a enquete, se a eleição fosse hoje, a disputa se daria entre Agnaldo, Molar, Eujácio, Caio Checon e Belitardo. Todos esses nomes representam mudança no quadro político local. Ocorre que de acordo com as pesquisas, o povo de Teixeira, além de mudança, quer uma verdadeira renovação no processo político, principalmente na forma de administrar a cidade. Resta saber quem de fato terá esse perfil de fazer uma gestão inovadora com foco no cidadão, visando a eficiência e a ética. Cada vez mais o povo vem cobrando competência dos gestores e que haja transparência nos gastos com o dinheiro público. Esse é o modelo de gestão gerencial.
Eleição na Câmara de vereadores
A eleição para presidência da Câmara de vereadores deverá ocorrer no próximo dia 12. O candidato que tem maior chance de vitória é o atual líder do governo Ronaldo Cordeiro. Que além de ter boa experiência é homem da confiança do prefeito, além disso, conta com o apoio irrestrito do atual presidente Agnaldo Teixeira, que fez uma gestão bem avaliada e tem o apoio da grande maioria dos vereadores. Outra candidatura de oposição deverá ser colocada, que é o vereador Jonathan Molar que hoje é disparado o mais bem avaliado pela população, conforme pesquisa recente. Molar tem se mostrado um vereador independente e quer que a casa legislativa seja também um poder independente. Segundo Molar, os poderes devem ser independentes e harmônicos, é o que reza a constituição.
Mudanças no governo
O prefeito Temóteo Brito depois da eleição, de acordo com o recado das urnas, sentiu necessidade de promover mudanças. Ele já mandou recado: “O Secretário que não fizer política não ficará no governo”. Depois disso, mudanças já estão sendo feitas. Com a saída de Dr. Jorge Henrique, que foi substituído por Drª Denise, a Secretaria de Esportes deverá ser ocupada pelo titular da comunicação, que cede seu cargo para um novo titular, cujo nome ainda não foi revelado. O Secretario de saúde Max Almeida está fazendo um esforço redobrado para se manter no cargo, porém tudo indica que será substituído por um nome com experiência na área de saúde vindo do Espirito Santo, uma vez que a saúde continua sendo o calcanhar de Aquiles do governo. Até o início de janeiro outras cabeças poderão rolar, mesmo nos cargos de segundo escalão.
