O Residencial Castelinho I, em Teixeira de Freitas, teve um dia de confraternização e lazer no último sábado (17) com o início das atividades do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS). Moradores e autoridades do município participaram da abertura do Projeto, que é uma parceria entre o Governo Municipal/Secretaria Municipal de Habitação, Governo Federal/Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.
Para a moradora Vera Conceição, o PTTS "é uma oportunidade e tanto”. Matriculada em um dos cursos de culinária, ela contou que está vendo o PTTS como uma oportunidade de aprender e trabalhar em casa, "não dá para sair, para trabalhar fora por conta dos filhos, então quero aumentar a renda trabalhando daqui mesmo”. Já a vizinha Simone Lima se matriculou em Corte e Costura, enquanto os filhos participarão das oficinas de vídeo e de futebol.
O Projeto tem o objetivo de promover o convívio social harmônico e participativo e, também, promover a capacitação profissional da comunidade – ele se baseia em cinco eixos: Mobilização e Educação Comunitária; Educação Sanitária e Ambiental; Assistência Técnica; Oficinas Culturais; Capacitação Profissional. O PTTS também contará com palestras sobre Planejamento Familiar e Prevenção de Drogas até minicursos de Empreendedorismo e Produção de Vídeos, já a capacitação profissional abrange a culinária, construção civil, atendimento e várias outras áreas.
"Nós temos que cuidar do que é nosso, zelar da nossa comunidade, essa importância desse projeto que vai ensinar a vocês qual a melhor forma de fazer isso”, comentou o prefeito João Bosco na ocasião e destacou "é uma grande oportunidade para o fortalecimento dessa comunidade”. Ele prestigiou a abertura e participou da Oficina de Futebol. Em continuidade à programação, o Instituto de Educação Profissional (Proinep), responsável pela execução do Projeto, procedeu com as palestras, café da manhã e sorteio de brindes.