O crime aconteceu por volta das 20h30 deste domingo, 02 de abril, na Rua Nelson Moura, bairro Industrial em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa.
Preso em março de 2020 em uma operação da Polícia Miliar envolvendo RONDESP/SUL, CAEMA e PETO da 89ª CIPM, Mateus Henrique da Silva Soares, de 21 anos, foi executado com vários tiros dentro de sua residência.
Mateus tinha envolvimento com o tráfico de drogas e havia sido preso junto com um comparsa em março de 2020 com 04 papelotes de substância tipo cocaína. Ainda durante a operação a polícia apreendeu uma espingarda calibre 28, com o cano serrado que pertencia a dupla presa pelos militares.
Naquela operação, a polícia também aprendeu com uma mulher, uma submetralhadora artesanal de calibre 380, com um carregador alongado, 18 munições do mesmo calibre intactas, 50 munições de calibre .22, 1.485 pedras de crack, prontas para venda, além de outras 03 pedras maiores da mesma substância, pesando aproximadamente 51 gramas, 01 porção de cocaína, pesando 25 gramas, e uma balança de precisão.
O corpo de Mateus foi removido para o IML de Teixeira de Freitas.