Crianças foram deixadas sozinhas pelo padrasto em noite de Ano Novo no ES - Foto: Reprodução
Na manhã desta quarta-feira, 1°, duas crianças, de 2 e 5 anos de idade, foram encontradas abandonadas em frente à casa onde moravam, no bairro Lagoa Azul, em Piúma, no Sul do Espírito Santo. De acordo com informações da Polícia Militar, uma denúncia anônima levou os agentes ao local, onde os meninos estavam sentados na calçada, sujos, chorando e relatando fome.
Segundo os vizinhos, a mãe das crianças foi presa há cerca de um mês e deixou o padrasto responsável por elas. Contudo, o homem teria tentado entregar os menores à avó materna, sem sucesso. O pai biológico também está preso. Na noite de Ano Novo, o padrasto deixou os irmãos sozinhos em frente à residência, não sendo mais localizado desde então.
As crianças foram resgatadas e encaminhadas à casa de passagem da cidade, onde estão sob os cuidados do Conselho Tutelar. Uma vizinha, sensibilizada com a situação, acompanhou os meninos até a chegada de uma conselheira tutelar.
O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Piúma, que abriu inquérito para apurar o crime de abandono de incapaz. A Polícia Civil reforçou a importância da participação da comunidade, solicitando que informações relevantes sejam enviadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia (181), uma ferramenta gratuita e sigilosa.
As autoridades locais agora buscam localizar o padrasto e outros responsáveis legais pelos menores, enquanto trabalham para garantir o bem-estar das crianças.