Com a presença de representantes dos 417 municípios da Bahia, ocorreram nesta quarta-feira (22), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, a 124ª Assembleia Geral Cosems Bahia (Conselho Estadual dos Secretários de Saúde da Bahia) e o Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde 2025.
O encontro teve como objetivo fortalecer o vínculo do Estado com as cidades baianas, além de subsidiar os gestores com informações que os auxiliem na organização e implementação de ações de qualificação da saúde.
“Mais que um espaço para divulgação e discussão de informações importantes sobre a gestão de saúde, esse encontro é um local de acolhimento e escuta do Governo do Estado aos municípios. O trabalho em parceria com as prefeituras é uma marca dessa administração e é de suma importância para a melhoria do atendimento às necessidades da população, sobretudo quando falamos da atenção básica”, avaliou o subsecretário de saúde do Estado, Paulo Barbosa, durante a abertura do evento.
“Estamos no início de um novo ciclo, com diversos secretários e secretárias recém-empossados e que têm um grande desafio pela frente na transição com as gestões anteriores, precisando cuidar de imediato da saúde da população”, destacou Stela Souza, secretaria municipal de Saúde de Cabaceira do Paraguaçu e presidente do Cosems Bahia.
Ao longo do dia, os gestores municipais acompanharam mesas e palestras com debates sobre temas como: as principais perspectivas e desafios para o fortalecimento do SUS no ciclo de 2025-2028; o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi); a eficiência na execução de recursos; planejamento e monitoramento municipal; e Controle Social nos municípios.
Na mesa de abertura do evento estiveram presentes: Laíse Rezende, titular da Secretaria da Gestão do Trabalho e Educação Permanente (SGTES) do Ministério da Saúde; Paulo Barbosa, Subsecretário de Saúde do Estado; Hisham Hamida, Presidente do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS); Marcos Gêmeos, Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-BA); Alexandre Reis, Secretário de Saúde de Salvador; Stela Souza, Secretária Municipal de Saúde de Cabaceira do Paraguaçu e Presidente do COSEMS Bahia; e Quinho, Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).