As crianças teixeirenses, com idade entre 6 e 10 anos, estão convidadas a participar da Oficina de bonecas Abayomi, atividade pelo dia da consciência negra. Será nesta sexta-feira (20), a partir das 15 horas no Galpão Cultural do Departamento Municipal de Cultura/Governo Municipal.
A oficina será comandada pela professora de artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Alessandra Simões. "Vamos aproveitar para bater um papo sobre a importância de nossa identidade cultural e do brinquedo artesanal como instrumentos de resistência contra os padrões impostos pela sociedade capitalista”, adianta Alessandra.
A história dessas bonecas teve início há vários séculos, quando pessoas de diversas regiões da África foram obrigadas a vir para o Brasil como escravas, atravessando o Oceano Atlântico em navios precários. As mães, para distrair seus filhos, rasgavam tiras de pano de suas saias para fazer as bonecas.
Na oficina, as crianças vão confeccionar as bonecas de forma muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas.