Publicidade Davaca novo

Cônjuge de deputado gay também terá direito a passagem de avião

Por Neuza em 27/02/2015 às 07:59

 

 

 

Depois da aprovação da polêmica medida que libera o pagamento de passagens aéreas para mulheres e maridos de deputados com dinheiro da Câmara,  o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou na quinta-feira (26) que o direito será estendido para cônjuges de deputados gays.

Segundo Cunha, eles também terão direito a utilizar recursos da cota parlamentar para custear o deslocamento entre Brasília e seus estados de origem. Em entrevista ao site do jornal o Globo, Cunha disse que utilizará o mesmo critério adotado pelo Ministério das Relações Exteriores para conceder passaportes diplomáticos. Atualmente, o Itamaraty exige certidão de casamento ou de união estável reconhecida em cartório para emitir o documento, independente do tipo de relação.

A norma na Câmara determinando que apenas deputados teriam direto a passagens aéreas foi implantada em 2009, após a revelação do uso indevido da verba, episódio que ficou conhecido como o escândalo da farra das passagens. Após as críticas,  Cunha avaliou que 80% dos deputados não deverão usar o benefício. "Eu mesmo também não vou usar. O que nós estamos dando é a possibilidade de o parlamentar, dentro da sua cota, sem qualquer aumento, utilizar”, destacou.Em meio à repercussão negativa da medida, as bancadas do PPS, Psol e PSDB abriram mão do benefício. "Não concordamos com isso, com o salário que ganha, o deputado tem condição de bancar isso (passagem aérea para cônjuges)”, disse o líder do Psol, Chico Alencar.

Além da mordomia, a Mesa Diretora da Câmara aprovou, anteontem, aumento em todas as despesas com deputados, incluindo verba de gabinete - usada para pagar funcionários -, auxílio-moradia e cota parlamentar.

Jornal Correio
Em entrevista, Igor Kannnário fala sobre sucesso no Carnaval e declara: "quero ser um ícone" http://glo.bo/1DZ55gq
20 minutos
Em entrevista, Igor Kannnário fala sobre sucesso no Carnaval e declara: "quero ser um ícone" http://t.co/A83FyVLv6J
Jornal Correio
Líder da guerra do tráfico em Valéria é morto em tiroteio; polícia suspeita de grupo rival http://glo.bo/1AA8GjX
39 minutos
Líder da guerra do tráfico em Valéria é morto em tiroteio; polícia suspeita de grupo rival http://t.co/ua33wWNumf

Fonte: Correio24horas

Tags:   Brasil
publicidade