Publicidade Davaca novo

Conheça os vencedores do 1º Concurso Regional Conillon de Qualidade

Divido em duas categorias, lote e microlote, os técnicos realizaram as análises físicas e sensoriais dos cafés com prova e contraprova.

Por Neuza em 23/10/2017 às 16:49

Lançado no dia 08 de junho, o 1º Concurso Regional Conillon de Qualidade, chegou ao fim nesta sexta feira, 20 de outubro com a premiação dos vencedores do melhor café regional.

Divido em duas categorias, lote e microlote, os técnicos realizaram as análises físicas e sensoriais dos cafés com prova e contraprova. Idealizado pelo engenheiro agrônomo Gustavo Sturm, o concurso teve como objetivo levar informações aos produtores que pudessem incentivar a produção de maior qualidade e sustentabilidade do café na região.

O concurso teve o apoio da Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas, Sindicato Rural e Coopmista e nesta sexta feira (20), durante a 35ª Expô, foram divulgados e premiados os ganhadores do melhor café conilon da região.

Categoria Microlote;

1º lugar- Abrão Ramos Souza -  Caravelas

2º lugar -  João Santos –Alcobaça

3º lugar – Luis Albino Gaspar – Alcobaça

Categoria lote;

1º lugar – Rosselito Bonadiman – Café Pataxó-  Teixeira de Freitas

2º Lugar – Jovania Casagrande – Alcobaça

3º lugar –Joaquim Rodrigues Oliveira – Caravelas

Além das premiações, o evento contou também com palestras relacionadas à comercialização, novas variedades clonais de Café “Conilon”, qualidade e sustentabilidade na Cafeicultura.

Única mulher a ser premiada durante o concurso, Jeovana Casagrande, que veio do Rio Bananal- ES para Itaitinga em Alcobaça e há 20 anos produz café conilon recompensado “estou muito feliz em receber este prémio, isso prova que vale a pena trabalhar com afinco naquilo que acreditamos”

Com uma área de 34 hectares plantada e gerando cerca de 80 empregos diretos durante a colheita, Jeovana disse que o segredo de se produzir bom café é o tratamento da lavoura e a secagem. Segundo a produtora, o café tem o tempo certo de ser enviado para o secador, não pode passar do tempo senão fica mofado e perde a qualidade.

Abrão Ramos Souza,  produtor de Juerana, município de Caravelas, não cabia em si de tanta alegria ao ganhar o primeiro lugar na categoria microlote “emoção muito grande, sou o primeiro plantador de café da região de Juerana, mandei o lote pois queria saber a qualidade do meu café, nunca imaginei ganhar o premio, esse premio veio incentivar a continuar plantando, já estou tentando empréstimo  para fazer nova plantação” disse Abrão que planta 10 hectares e gera 30 empregos na colheita.

E o vencedor do 1º lugar na categoria “lote” estava também muito feliz. Como tantos capixabas que aqui chegaram em busca de terras férteis, Rosselito Bonadiman, expressou assim sua alegria “esse troféu é a realização de um sonho, só veio coroar um trabalho de muita dedicação” disse o vencedor que além do cultivo do café também industrializa sua produção em uma torrefação própria.

Rosselito, junto com um sócio é proprietário do Café Pataxós, agora como diz o vencedor, o café campeão, direto do extremo sul para a mesa dos brasileiros.

Para Dori Neves, secretário de agricultura do município e incentivador da agricultura e da pecuária o concurso atingiu todas as expectativas e vai servir como termômetro para avaliar a qualidade do nosso café  “precisamos  trabalhar e conscientizar os produtores rurais para melhorarmos a qualidade do café produzido em nossas terras, pois a melhoria agrega maior valor de mercado ao produto final” disse Dori.

Os vencedores foram premiados com troféus, prêmios em dinheiro, e outros benefícios voltados para a lavoura.

Fotos: Paulo Di Souza

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Teixeira concurso conilon
publicidade