Na noite desta sexta-feira, 18 de agosto, guarnições da RONDESP Extremo Sul realizavam patrulhamento tático na cidade de Teixeira de Freitas quando receberam uma denúncia de que dois suspeitos estariam ostentando armas longas, do tipo fuzil, em uma residência localizada na Rua da Penha, no Bairro São Lourenço. De acordo com as informações, as armas poderiam ser utilizadas em possíveis assaltos às instituições financeiras da região.
De imediato, os policiais militares se dirigiram ao local para verificar a situação. Ao se aproximarem da residência foram surpreendidos por disparos de armas de fogo de grosso calibre, iniciando um intenso confronto. Os militares reagiram aos tiros e, após o cessar dos disparos, adentraram o local, onde dois suspeitos estavam caídos ao chão com as armas ao lado.
No local, foram apreendidos um fuzil modelo Deutsche Waffen Munitions (DWM) 762, outro fuzil de marca STEYR M 1912 Mauser 762, com 18 cartuchos intactos e dois deflagrados, além de uma réplica de fuzil de modelo mais moderno. Os policiais prestaram socorro aos suspeitos, que foram levados para o Hospital Costa das Baleias (HECB), onde foram constatados os óbitos.
O registro da ocorrência, classificado como Auto de Resistência com resultado em morte, foi realizado na delegacia territorial de Teixeira de Freitas. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML). Os resistentes foram identificados como Josafá Oliveira Dias, de 24 anos, conhecido como "Josa Tattoo" e Vinícius Chaves Barbosa Neto, morador da Rua Teodolino Pereira Pardinho, no bairro São Lourenço.