Relatos de moradores e de um biólogo marinho dão conta de que pequenas manchas de óleo foram detectadas em Corumbau, distrito do Prado, no extremo sul da Bahia. A região de Corumbau fica bem próxima ao parque Marinho dos Abrolhos, o Ibama não confirma a noticia.
Em áudios enviados a nossa redação, o biólogo marinho da UFRJ e Aquario, Gustavo Duarte, pesquisador de recife de coral, ele confirmou a chegada das manchas de óleo em Corumbau, e disse que estava no Rio de Janeiro onde já havia conseguido através de “vaquinha” uma quantia em dinheiro que foi depositada na conta de uma empresa da região para a compra de equipamentos que vão auxiliar na limpeza da praia.
A mancha de óleo chegou ao Banco de Abrolhos. Segundo informações da prefeitura de Prado, pequenas pelotas do material foram identificadas no povoado de Corumbau. Contudo, segundo o Ibama, o ponto mais ao sul atingido até esta quinta-feira (31), é Santa Cruz Cabrália, na região de Porto Seguro.
A confirmação da chegada do óleo em Corumbau, uma das praias mais bonitas do nosso litoral, foi confirmada durante a reunião da Câmara de Vereadores que aconteceu nesta segunda feira (31) no Prado.
A grande preocupação agora é o óleo chegar ao Parque Marinho dos Abrolhos que abriga a maior biodiversidade da vida marinha, com um agravante, nessa época, as baleias jubartes que vem ter seus filhotes em nossas águas, ainda estão por aqui.
As informações é que Cumuruxatiba também já foi atingida pelo óleo. Moradores se reuniram para limpar a praia. O poder público está de prontidão para tentar recolher o óleo que chegar a região.
Porto Seguro;
As manchas de óleo também chegaram ao município de Porto Seguro, nesta quinta-feira (31). As praias atingidas ficam nos distritos de Arraial d'Ajuda e Trancoso – dois dos destinos turísticos mais procurados do estado.
Três praias já foram atingidas pelo óleo em Posto Seguro. Até agora foram registradas manchas de óleo nas praias de Mucugê, Pitinga e Taípe em Arraial d'Ajuda. Em Trancoso foram avistados pequenos fragmentos do óleo.
Até esta quinta-feira (31), Porto Seguro é o município mais ao sul da Bahia afetado pelo óleo que atinge o litoral do Nordeste do país. A proximidade com a região de Abrolhos preocupa moradores e ambientalistas pelos impactos que o óleo pode provocar caso chegue ao Parque Marinho.