A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro emitiu nesta quinta-feira, 06 de janeiro, uma nota confirmando um caso da gripe H1N1, em uma turista alemã, internada no Hospital Luiz Eduardo Magalhães.
Segundo a nota, a paciente F.F.F, chegou a Porto Seguro na segunda-feira (03), vindo da Alemanha e na quarta feira (05), por volta das 10 horas, deu entrada no Pronto Socorro trazida numa ambulância do SAMU com sintomas da gripe.
Diante da suspeita de algo mais sério a equipe do hospital realizou exames laboratoriais na paciente e através do exame da orofaringe foi constatado o diagnóstico de Influenza A, subtipo H1N1.
Após a confirmação da H1N, a equipe de vigilância em saúde intensificou as ações de controle e prevenção no município, culminando com a notificação do caso, monitoramento dos contatos e coleta de exames para configuração e diagnóstico.
Sintomas da H1N1;
Febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas; cefaleia, mialgia ou artralgia, desconforto respiratório, sintomas semelhante a uma gripe comum. Como qualquer gripe pode evoluir pra sinusite ou até para um quadro pulmonar. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.
Para se prevenir, segundo o Ministério da Saúde, é preciso lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool gel, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato próximo com pessoas doentes, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com lenço de papel, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocadas com frequência.